Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Equipe do consórcio de saneamento com sede em Maringá visita aterro sanitário municipal

Palco de aulas práticas sobre o meio ambiente e destinação adequada dos vários tipos de resíduos produzidos pela população, o […]

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Equipe do consórcio de saneamento com sede em Maringá visita aterro sanitário municipal
Redação - OBemdito
Publicado em 17 de julho de 2023 às 17h25 - Modificado em 17 de julho de 2023 às 17h25
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Palco de aulas práticas sobre o meio ambiente e destinação adequada dos vários tipos de resíduos produzidos pela população, o Aterro Sanitário Municipal também recebe periodicamente visitas de gestores de outros municípios e de estudantes que buscam formação na área.

Nesta segunda-feira (17), a responsável técnica Rafaela Moreira dirigiu a visita de um grupo de técnicos do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar), que tem sede em Maringá.

O consórcio, formado atualmente por 49 municípios, é resultado da união de dois consórcios (o Cismae, que reunia municípios do Noroeste e Norte Central do Paraná, e o Cismasa, que congregava nove municípios da região Norte), que se fundiram formando um único organismo de cooperação intermunicipal.

A equipe passou por todos os setores do aterro sanitário, sob as orientações da responsável Rafaela Moreira, conhecendo a destinação dada pelo município de Umuarama ao lixo doméstico, materiais volumosos e resíduos recicláveis, bem como o impacto do manejo no meio ambiente.

“Mostramos o funcionamento do aterro, as práticas e ações empregadas no local – que o diferenciam de um ‘lixão’, como acontece em outras regiões – e os técnicos puderam conferir o funcionamento de cada setor e os desafios enfrentados no dia a dia”, afirmou.

Os visitantes conheceram a célula de resíduos orgânicos, o sistema de drenagem e tratamento de chorume, a célula destinada aos resíduos volumosos e a usina de britagem, que faz o processamento dos resíduos de construção civil.

Conheceram também o armazenamento da madeira, a compostagem (produzida a partir de resíduos da poda de árvores) e por fim a cooperativa de separação e processamento dos materiais recicláveis, recolhidos por meio da coleta seletiva.

Além de receber visitas técnicas, o aterro está aberto para estudantes observarem como os resíduos são recebidos e tratados e como os recicláveis são preparados para a comercialização junto à indústria da reciclagem. As visitas ao aterro devem ser agendadas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Prefeitura, pelo fone (44) 3621-4141, ramal 124.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.