Denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes aumentam em Umuarama
Dados apresentados pela Delegacia da Mulher de Umuarama revelam que há um aumento significativo de casos envolvendo denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no município nos 5 primeiros meses de 2023, em comparação com o ano anterior. De acordo com as informações, se os números continuarem no mesmo ritmo, é esperado que o ano feche com ainda mais ocorrências do que 2022.
Números atualizados revelam que em 2022 houveram 102 boletins de ocorrência relativos à delitos sexuais contra crianças e adolescentes registrados na Delegacia da Mulher. Em 2023, até antes do fechamento de maio, já houveram 64 casos reportados.
OBemdito conversou com a Delegada Fernanda Bertoco, da Delegacia da Mulher, que explicou que possivelmente os casos são decorrência do aumento de crianças utilizando celulares e meios de comunicação sem o devido monitoramento por parte dos pais.
“Esse uso cada vez mais frequente, facilitado, a orientação é sempre controlar o acesso e fiscalizar o que a criança tem visto nos aparelhos celulares e o que ela tem acesso”, recomendou Bertoco.
Outro fator que possivelmente contribuiu para o aumento de denúncias, segundo a delegada, tem sido as ações de conscientização que levantam alertas e motivam cada vez mais pessoas a entrarem em contato com as autoridades.
“Cada vez mais casos chegam à Delegacia de Polícia através da escola, onde a criança tem maior contato com profissionais, professores e efetua a revelação espontânea dos fatos, de modo que essa situação chega à Delegacia para investigação”, explicou.
Como parte das ações integrantes do Maio Laranja – mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil – a Delegacia da Mulher de Umuarama tem conduzido várias atividades preventivas em escolas e colégios no município com objetivo de informar os alunos à respeito da importância da denúncia.
Confira abaixo as fotos das ações realizadas ao longo do mês:











Casos de violência de qualquer natureza contra crianças e adolescentes podem ser denunciados de forma anônima pelos 180 ou 100 ou diretamente na unidade, que em Umuarama está localizada na rua Japurá, 3358.





