Foto: Danilo Martins/OBemdito

Cotidiano

Após negociação, homem que havia subido na torre da Catedral de Umuarama desce do local

Curiosos precisaram ser repreendidos pelas forças de segurança porque estavam incitando o ato

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Após negociação, homem que havia subido na torre da Catedral de Umuarama desce do local
Redação
OBemdito
22 de fevereiro de 2023 16h00

Um homem de 59 anos que havia escalado a torre da Catedral do Divino Espírito Santo, em Umuarama, localizada na praça Paulo VI, na tarde desta quarta-feira (22), desceu do local depois de mais de uma hora de conversa com as equipes dos Bombeiros e da Polícia Militar.

Aparentemente transtornado, o homem havia subido na torre e ameaçava se jogar. Muitos curiosos se reuniram no local e precisaram ser repreendidos pelas forças de segurança. Segundo o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, major Claudio Roberto Longo Silva, tanto a equipe da PM, quanto dos Bombeiros, realizou um trabalho de convencimento para que o homem desistisse de praticar o ato extremo.

“A Polícia Militar estabelece perímetros de segurança, que são nada mais do que uma distância da situação de crise que a gente se depara, mas infelizmente, de vez em quando, uma ou outra pessoa, que não tem nada a ver com a situação, acaba atrapalhando e até podendo ser enquadrado por incitar a prática de algo que não é legal”, disse o comandante ao se referir à pessoas que foram até o local e pediam para que o homem se jogasse.

Segundo ele, a PM orienta que nestas situações as pessoas procurem se manter distantes do local para não atrapalhar o trabalho de resgate. “Eu oriento a comunidade, que em casos como esse, nos ajude ficando em silêncio, não se manifestando, até porque pode aumentar o estresse da crise e o cidadão que está ali abalado psicologicamente pode ficar mais agitado, mais nervoso e até mesmo praticar o ato em decorrência dessa provocação”, explicou e seguiu:

“Então as pessoas precisam ter respeito e a sabedoria de que não é brincadeira, porque envolve uma vida, a vida dos profissionais que também estão aqui trabalhando e tudo que a gente não precisa é de pessoas atrapalhando” concluiu ao explicar que tanto a PM como os Bombeiros tem formação específica para atender situações como a desta tarde.

O homem, que foi amparado por um filho, logo que desceu da torre, foi socorrido por uma equipe do Siate do Corpo de Bombeiros e encaminhado para atendimento médico em uma casa hospitalar. Os motivos pelo qual ele subiu na torre não foram revelados.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.