Foto: 7ª SDP

Umuarama

PCPR deflagra operação contra homicídios e tentativa de latrocínio ocorridos em Umuarama e Douradina

A operação foi deflagrada nesta sexta (17) e contou com apoio da Rotam, Canil e RPA do 25º BPM e BPFron

PCPR deflagra operação contra homicídios e tentativa de latrocínio ocorridos em Umuarama e Douradina
Redação
OBemdito
17 de fevereiro de 2023 09h37

Polícia Civil de Umuarama deflagra a Operação Cronos IV, com apoio da Polícia Militar, composta por equipes da ROTAM, Canil e RPA do 25º BPM e BPFron. A operação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (17), com objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão e busca e apreensão, expedidos em investigações que elucidaram a prática de três graves crimes ocorridos na comarca de Umuarama.

Fato I

Trata-se de um crime de homicídio qualificado, praticado no dia 16/02/2022, em uma propriedade rural, no município de Douradina, próximo a Estrada Água de Peroba, contra a um homem de 63 anos, mediante disparos de arma de fogo. No local do crime foram coletados os projéteis que atingiram a vítima. O celular da vítima também foi subtraído durante a ação criminosa.

Segundo apurado na investigação, o crime em questão teria sido encomendado. Informações recebidas pela Polícia Civil davam conta que a vítima teria se envolvido com furto de gados na região de Douradina. Por esse motivo, em retaliação ao fato, um proprietário rural prejudicado pela ação contratou a pessoa de E.G.A (47 anos) para cometer o crime, o que efetivamente veio a acontecer.

O suspeito possui passagens pelos crimes de falsa identidade, porte ilegal de arma de fogo, roubo, furto, homicídio qualificado, drogas para consumo pessoal, ameaça e dano. Cuida-se de um indivíduo com extensa ficha criminal e que estava foragido da Justiça, escondendo-se na região de Umuarama na época do crime.

Antes de praticar o homicídio em questão, o mesmo suspeito praticou uma série de roubos a residência e subtração de camionetas que foram levadas para o Paraguai. Estima-se que ele tenha se envolvido em ao menos oito ocorrências de roubo na cidade de Umuarama e também em municípios vizinhos.

Tempos depois do homicídio, no dia 28/03/2022, o suspeito foi preso na comarca de Alto Piquiri, portando um revólver calibre .38 e em posse de documentos falsos. Além disso, na ocasião, foram cumpridos diversos mandados de prisão que estavam em aberto contra o suspeito.

Como as investigações do homicídio em Douradina já apontavam que E.G.A (47 anos) era o autor do crime, a Polícia Civil de Umuarama solicitou a arma encontra na posse do suspeito, a fim de realizar o confronto balístico com os projéteis recolhidos na cena do crime. Alguns meses após a requisição, o laudo pericial foi concluído e confirmou que a arma encontrada com o suspeito foi a mesma usada no homicídio.

Além disso, o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil de Umuarama conseguiu apurar que o suspeito esteve no município de Douradina no dia e horário do crime, o que confirma a autoria delitiva.
O suspeito está atualmente na Penitenciária de Cruzeiro do Oeste e agora será interrogado pela prática deste crime. Não foi pedida a sua prisão nesse caso pelo fato de já se encontrar preso por diversos mandados de prisão relacionados a outros crimes.

Em relação a esse caso, a operação de hoje teve como objetivo dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada na rua José Fernandes de Medeiros, Bairro Jardim Itália, Umuarama, a fim de recuperar o celular subtraído da vítima no dia da ação. As investigações demonstraram que o celular da vítima era usado por um casal com residência nesse endereço, uma mulher de 22 anos e um homem de 26 anos. O celular foi encontrado no local.

A partir de agora, busca-se identificar se esse casal possui algum envolvimento com os fatos ou apenas adquiriram o aparelho celular sem conhecimento dos fatos. O outro objetivo da investigação é identificar o proprietário rural que encomendou o crime de homicídio e, para tanto, as investigações seguem em andamento.

Fato II

Trata-se de um homicídio qualificado, praticado no dia 22/12/2022, na rua Miguel de Melo, Bairro Parque Dom Pedro I, Umuarama, em que foi vítima um homem de 29 anos, morto com diversos disparos de arma de fogo calibre 9 mm.

As investigações indicaram que o crime foi praticado por cinco suspeitos. Segundo apurado, a vítima estava em sua residência quando foi chamada por dois homens, tendo saído de casa e acompanhado esses indivíduos. Em seguida, após caminhar aproximadamente três quadras, a vítima foi alvejada com disparos de arma de fogo por outros dois elementos em uma motocicleta, que fugiram logo após os tiros. No local do crime foram encontrados 15 (quinze) estojos de munição calibre 9mm. O quinto suspeito seria o homem que cedeu a motocicleta para a prática do crime.

O primeiro suspeito é um homem de 20 anos, com passagens pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, ocultação de cadáver, homicídio qualificado, ameaça resistência, desacato e posse de drogas para consumo. Existe em seu desfavor, ao todo, 14 (quatorze) procedimentos policiais. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão preventiva pelo homicídio e mandados de busca e apreensão domiciliar em dois endereços, ambos localizados no Bairro Parque Dom Pedro I, Umuarama. Durante as buscas foi localizada uma pequena porção de maconha e o suspeito também responderá por posse de drogas para consumo pessoal. Ele foi encaminhado a cadeia pública de Umuarama.

O segundo suspeito é um menor, atualmente com 17 anos de idade, com registros policiais pelos crimes de maus tratos, tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, drogas para consumo pessoal, receptação, homicídio, roubo majorado e porte ilegal de arma de fogo. Contra ele existe um mandado de internação e um mandado de busca e apreensão domiciliar em sua residência, localizada no Bairro Parque Dom Pedro II, Umuarama. No local nada de ilícito foi encontrado. O menor não estava na residência e agora é considerado foragido.

O terceiro suspeito é um homem de 21 anos, com passagens pelos crimes de tráfico de drogas e furto. Contra ele foi dado cumprimento a um mandado de busca e apreensão domiciliar em uma residência no Bairro Dom Pedro, Umuarama. No local nada de ilícito foi encontrado.

O quarto suspeito é um homem de 20 anos, com passagens pelos crimes de tráfico de drogas, homicídio qualificado, receptação, desobediência, desacato, resistência e ameaça. Ao todo, existem 15 (quinze) procedimentos policiais em seu desfavor. Contra esse suspeito foram cumpridos mandados de busca e apreensão em dois endereços, sendo um no Bairro Jardim das Garças, Umuarama, e outro no Bairro Parque Dom Pedro I, Umuarama. Nos locais nada de ilícito foi encontrado.

O quinto suspeito é um homem de 23 anos, com passagens pelos crimes de tráfico de drogas, roubo, corrupção de menores. Contra esse suspeito foi cumprido um mandado de busca e apreensão, em uma residência no Bairro Dom Pedro, Umuarama. No local nada de ilícito foi encontrado.

Conforme apurado durante as investigações, o primeiro suspeito é quem efetuou os disparos, enquanto o segundo conduziu a motocicleta. O terceiro e quarto suspeitos atraíram a vítima até o local do crime. Por sua vez, o quinto suspeito cedeu a motocicleta usada na ação criminosa.

Fato III

Trata-se de um crime de tentativa de latrocínio e associação criminosa, praticado em desfavor de um homem de 47 anos, ocorrido no dia 16/01/2023, por volta das 16h30, na Rua João Paulo dos Santos, Parque Dom Pedro I, na cidade de Umuarama.

Segundo apurado, a vítima foi violentamente agredida com golpes de faca, desferidas por dois homens, os quais tinham a intenção de subtrair a motocicleta de propriedade da vítima. A subtração do veículo restou frustrada, pois a moto possuía um dispositivo de segurança que impediu a partida.

A vítima contou na delegacia de polícia que ficou internada durante 08 (oito) dias no hospital, com 12 (doze) perfurações pelo corpo, inclusive com lesão no pulmão e outro golpe que quase perfurou seu rim. No primeiro dia de internamento respirou com a ajuda de aparelhos.

Após extenuantes investigações, os dois suspeitos foram identificados. Tratam-se do primeiro e quarto suspeitos descritos no “Fato II” acima narrado. Ou seja, esses dois indivíduos identificados como autores dessa tentativa de latrocínio são os mesmos envolvidos com o homicídio qualificado do dia 22/12/2022, também objeto da operação de hoje.

Assim, além dos mandados cumpridos pelo homicídio, a Polícia Civil também deu cumprimento a dois mandados de prisão preventiva contra eles (um para cada suspeito) pelo latrocínio tentado e cumpriu buscas domiciliares nos endereços já indicados acima, onde nada de ilícito foi encontrado.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.