Lançoni
Sicred
Umuarama 69 anos
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Terceiro Setor ganha data comemorativa oficial no Paraná

Proposto pelo deputado estadual Marcio Nunes, Dia Estadual do Terceiro Setor será celebrado anualmente em 27 de maio

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria
Terceiro Setor ganha data comemorativa oficial no Paraná
Redação - OBemdito
Publicado em 7 de dezembro de 2022 às 13h49 - Modificado em 7 de dezembro de 2022 às 13h59
Gastro Umuarama
Porto Camargo
Lançoni
Atlanta Pneus
Cupom Local
9 Espetaria

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou esta semana a Lei 21.283/2022, que institui o Dia Estadual do Terceiro Setor no Paraná, a ser celebrado anualmente no dia 27 de maio. A data também irá integrar o Calendário Oficial de Eventos do estado. A proposição foi do deputado estadual Marcio Nunes (PSD).

O dia foi escolhido por ter sido em 27/05/2022 que a Federação do Terceiro Setor do Estado do Paraná (Fetespar) e a Federação Democrática das Associações de Moradores de Curitiba (Femotiba) sugeriram ao deputado a criação da data.

“As organizações da sociedade civil são fundamentais na elaboração de projetos de impacto social, voluntariado, redução da desigualdade, sendo parceiras do poder público na promoção da justiça social, e são formadas por pessoas abnegadas que têm como missão de vida ajudar o próximo e a sociedade em geral”, diz Marcio Nunes.

“Assim, o Dia do Terceiro Setor é um reconhecimento ao trabalho de formiguinha que essas pessoas fazem aqui em nosso estado, que em sua somatória forma um verdadeiro ‘exército do bem’ no Paraná”, completa o deputado autor da lei.

O projeto de lei 230/2022 foi aprovado em duas votações e redação final em novembro pelos deputados, e seguiu para o Palácio Iguaçu para sanção do governador.

O chamado Terceiro Setor é formado por instituições cujos objetivos são sociais, e não econômicos. Por isso, diferencia-se do setor público – chamado primeiro setor – e do privado –segundo setor – ao aglutinar pessoas com a visão comum de que mudanças são necessárias e que podem ser implementadas a partir de suas ações.

“São mais de 50 mil instituições sem fins lucrativos legalmente constituídas no Paraná que pertencem ao Terceiro Setor, compostas por associações de moradores, ONGs, institutos, associações e cooperativas de catadores, associações de proteção dos animais, associações comerciais, organizações religiosas (igrejas e fundações ). Elas agregam milhares de voluntários que ajudam as pessoas que mais precisam, e a criação dessa data é um importante marco para nós”, comemora a presidente da Fetespar e da Femotiba, Cirleide Silva.

“Quero agradecer ao deputado Marcio Nunes por esse olhar que ele tem tido pelas lideranças comunitárias, pelo apoio e incentivo que tem dado ao voluntariado e às instituições do Terceiro Setor de todo o Paraná”, finaliza.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo