Foto: SESA/Lacen

Paraná

Paraná tem mais 11 registros de Monkeypox; Regional de Umuarama não tem casos

Foto: SESA/Lacen
Paraná tem mais 11 registros de Monkeypox; Regional de Umuarama não tem casos
Redação
OBemdito
20 de outubro de 2022 17h06

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta quarta-feira (19) mais 11 casos de Monkeypox no Paraná. Os novos casos foram registrados em Curitiba (8), Londrina (1), Maringá (1) e Cascavel (1).

Ao todo, o Estado soma 254 diagnósticos positivos da doença, 74 suspeitos e nenhum óbito. Foram descartados 722 casos suspeitos. Entre os casos confirmados, 239 são homens e 15 são mulheres. A maioria das confirmações é de pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos.

A 12ª Regional de Saúde de Umuarama segue sem registrar casos da doença. Até o momento foram notificadas 7 suspeitas de Monkeypox na região, porém, todas foram descartadas. Os casos suspeitos foram em Alto Piquiri (1), Cafezal do Sul (1), Cruzeiro do Oeste (2), Douradina (1) e Umuarama (2).

“É importante que a população continue atenta e, caso apresente algum sintoma, procure um serviço de saúde para coleta de amostra para exame”, alerta o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

SINTOMAS

A Monkeypox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia (inchaço dos gânglios linfáticos), calafrios e fadiga.

Confira aqui o informe completo.

(AEN e OBemdito)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.