Foto: Divulgação MPPR

Paraná

Ministério Público expede nota contra a prática de assédio eleitoral por empregadores

Foto: Divulgação MPPR
Ministério Público expede nota contra a prática de assédio eleitoral por empregadores
Redação
OBemdito
8 de outubro de 2022 18h25

O Ministério Público do Paraná, o Ministério Público do Trabalho no Paraná e o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral no Paraná, assinaram na quinta-feira (6), nota por meio da qual manifestam-se sobre assédio eleitoral.

No documento, as unidades ministeriais afirmam que “o exercício do poder do empregador é limitado, entre outros elementos, pelos direitos fundamentais da pessoa humana, o que torna ilícita qualquer prática que tenda a excluir ou restringir a liberdade de voto dos trabalhadores”.

Ao destacar o pluralismo político como um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, os Ministérios Públicos alertam que “ameaças a trabalhadores para tentar coagir a escolha em favor de um ou mais candidatos ou candidatas podem ser configuradas como prática de assédio eleitoral e abuso do poder econômico do empregador, passíveis de medidas extrajudiciais e/ou judiciais na esfera trabalhista e criminal. Mais do que violações das normas que regem o trabalho, a concessão ou a promessa de benefício ou vantagem em troca do voto, bem como o uso de violência ou de coação para influenciar o voto são crimes eleitorais”.

Confira a nota completa aqui.

(Assessoria MPPR)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.