Umuarama

Juiz aceita denúncia do MP contra vereador Ronaldo, ‘absolvido’ por maioria na Câmara

O juiz da 1a Vara Criminal de Umuarama, Adriano Cezar Moreira, aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público contra o vereador Ronaldo Cruz Cardoso, suspeito de pedir propina para agilizar o trâmite de projeto de lei na Câmara.

Ronaldo é acusado de concussão, quando o agente público exige para si ou para outra pessoa, de forma direta ou indireta, vantagem indevida. A pena, em caso de condenação, é de dois a oito anos de prisão, e multa.

O acolhimento pelo magistrado vai na contramão do que a maioria da Câmara decidiu no dia 27 de junho último. Em apreciação plenária, Clebão dos Pneus, Cris das Frutas, Fernando Galmassi, Newton Soares e Pé Duro votaram pelo arquivamento da denúncia contra o colega.

Já Ana Novais, Ednei do Esporte, Sorrisal e Mateus Barreto deram aval para que Ronaldo fosse submetido a processo, que poderia resultado na cassação do mandato dele.

Um empresário, que também é engenheiro civil, diz que Ronaldo Cruz Cardoso pediu dois terrenos e R$ 30 mil em efetivo para agilizar o trâmite de votação de um projeto de lei que altera o zoneamento urbano de Umuarama. A mudança é pré-condição para a abertura de um loteamento comercial na saída para Xambrê.

“Ressalte-se que há prova da materialidade e indícios suficientes quanto à autoria, especialmente diante dos elementos de informação colhidos extrajudicialmente”, destacou o juiz em sua decisão, que também inclui o diretor exonerado da Prefeitura, Valdecir Pascoal Mulato, o Pai Herói.

Outra parte

Em nota a OBemdito, o vereador Ronaldo Cruz Cardoso relatou o que segue:

“Primeiramente, é importante esclarecer que o Vereador Ronaldo nunca pediu ou recebeu qualquer valor, de qualquer pessoa, para poder aprovar projetos junto à Câmara dos Vereadores. Ademais, sempre trabalhou de forma transparente, correta e legal em prol da população de Umuarama, votando a favor de projetos que beneficiam nossa cidade, bem como, apresentando projetos pleiteados pela população.

Sobre a denúncia apresentada pelo Ministério Público junto ao Judiciário, que originou o referido processo, verifica-se que foi baseada em denúncias e depoimentos de Vereadores que se candidataram para concorrer a cargos de deputados na próxima eleição, bem como, nos dizeres de um empresário interessado em seu negócio, que queria aprovação da Câmara e da Prefeitura para poder fazer um loteamento e depois comercializá-lo.

Desta forma, durante o processo, será comprovada a inocência do Vereador Ronaldo perante o Poder Judiciário, órgão competente para analisar todas as provas que serão produzidas, principalmente pelas provas que serão apresentadas pela defesa, que não foram objeto de análise pelo Ministério Público.
Por fim, o Vereador RONALDO deseja que tudo seja analisado a fundo, punindo quem merece ser punido pelas possíveis ilegalidades e injustiças cometidas, bem como, esclarecendo à população de Umuarama a verdade sobre o caso”.

Redação

Recent Posts

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

1 segundo ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

21 minutos ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

47 minutos ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

2 horas ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais