Tenente Giovanna Leme assume a 2ª Companhia do 25º BPM e se torna a primeira mulher a ocupar um comando regional da PM (Foto: Prefeitura de Iporã)
A primeira-tenente da Polícia Militar Giovanna dos Santos Leme assumiu, nesta segunda-feira (2), o comando da 2ª Companhia do 25º Batalhão da Polícia Militar (25º BPM), sediada em Iporã. A nomeação marca um feito inédito para o Noroeste do Paraná.
Pela primeira vez, uma mulher passa a ocupar um cargo de comando regional na corporação. A cerimônia, realizada na Casa da Cultura de Iporã, reuniu autoridades civis e militares, familiares e integrantes do 25º BPM.
A transição de comando entre o primeiro-tenente José Carlos Francelino Junior e a tenente Leme foi presidida pelo comandante do 25º BPM, tenente-coronel Claudio Roberto Longo Silva.
Para a corporação, a mudança representa não apenas uma renovação administrativa, mas também um avanço simbólico na representatividade feminina dentro da segurança pública.
Segundo o comando, a presença de mulheres em funções estratégicas fortalece a estrutura institucional e amplia perspectivas de atuação no 25º BPM que está instalado em Umuarama.
A carreira da oficial ajuda a explicar a rápida ascensão. Aos 27 anos, nascida em Curitiba, Giovanna vive e atua na região de Umuarama há quatro anos. Ela ingressou na Polícia Militar em 2018, durante o Curso de Formação de Oficiais, concluído em 2021, quando foi designada para iniciar sua carreira no 25º BPM.
Leme é bacharel em Segurança Pública e Cidadania e, atualmente, cursa Direito e Educação, formações que, segundo a própria corporação, ampliam sua base técnica e humanística, consideradas essenciais para funções de comando.
No 25º BPM, desempenhou uma série de atribuições estratégicas, sendo relações públicas, comandante do Pelotão de Trânsito e da Radiopatrulha, além de subcomandante da 1ª Companhia. Também esteve à frente do Grupo Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). Mais recentemente, atuou como subcomandante da 2ª Companhia, unidade que agora assume.
Em 2025, comandou o grupo Rocam após um estágio de nivelamento na Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Cirocam), em Curitiba. A experiência, segundo ela, ampliou sua visão operacional. “Cada função consolidou minha dedicação ao serviço policial e reforçou minha responsabilidade com a população”, afirmou.
Para o 25º BPM, a ascensão de Leme ao comando representa um marco. A nomeação é vista como um avanço institucional importante, capaz de incentivar a presença feminina em posições de liderança e fortalecer a cultura de diversidade dentro da corporação.
Com a posse, a tenente inicia um novo ciclo profissional e destaca que sua gestão será pautada pela proximidade com a comunidade, pela atuação técnica e pela valorização das equipes.
“É muito importante poder representar as mulheres em uma função de tamanha relevância e responsabilidade. Continuarei atuando como sempre fiz, com respeito acima de tudo e, no que couber a mim, irei oferecer o meu melhor pelos policiais da 2ª Companhia”, concluiu.
(Com informações e imagens da Polícia Militar/Prefeitura de Iporã)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais