O presidente da Câmara de Vereadores de Umuarama, Fernando Galmassi, que diz estar sofrendo retaliação

Política

Presidente da Câmara é citado em áudio que aponta esquema de corrupção no Legislativo

Diretor da Prefeitura, exonerado nesta terça-feira, diz que Fernando Galmassi queria “pedacinho da bisteca”

O presidente da Câmara de Vereadores de Umuarama, Fernando Galmassi, que diz estar sofrendo retaliação
Presidente da Câmara é citado em áudio que aponta esquema de corrupção no Legislativo
Redação
OBemdito
10 de maio de 2022 19h32

Áudios obtidos com exclusividade por OBemdito colocam o presidente da Câmara de Umuarama, Fernando Galmassi, no escândalo da propina para acelerar a votação de projeto de lei na Câmara.

São gravações de conversas entre o diretor municipal de Articulação e Mobilização da Comunidade, Valdecir Pascoal Mulato, o Pai Herói, e o empresário Vitor Hugo Gaiari, que denunciou o possível esquema criminoso aflorado dentro do Legislativo, por parte dos integrantes da Casa.

“Tá tudo certo. Sabe o que tá acontecendo? O Fernando (Galmassi) tá achando que você tá dando alguma coisa para outro vereador. Aí fica travando. (…) Aí ontem ele tava lá falando merda, falou pro cara lá: ‘Acha que eu sou trouxa? Nego lá comendo bisteca, não dá nem um pedacinho pra mim”.

A conversa aconteceu no bar Senadinho, na praça Arthur Thomas, provavelmente em uma segunda-feira. Pai Herói faz duras suposições sobre Galmassi e também cita, rapidamente, em uma única vez, o nome do também vereador Clebão dos Pneus.

O empresário Vitor Hugo, que também é engenheiro, tenta a aprovação de um projeto de lei que libera o loteamento dele na saída para Xambrê, com 22 terrenos comerciais.

Pai Herói foi exonerado do cargo pelo prefeito Hermes Pimentel nesta terça-feira (10). A decisão foi tomada depois que o vereador João Paulo Maciel de Oliveira, o Sorrisal, expôs na sessão da Câmara desta segunda (9) um áudio em que Vitor Hugo denuncia a negociação de propina com o vereador Ronaldo Cardoso, presidente da Comissão de Justiça e Redação da Câmara.

Primeiro áudio

Pai Herói: Eu não tenho nada a ver com isso, nem o prefeito, quero que você saiba disso. Você vai lá (na Câmara), eu vou marcar com o Ronaldo, ou Clebão. Não, melhor o Ronaldo.

Vitor Hugo: Ronaldo, quem é?

Pai Herói:  Ronaldo vereador. Vai lá e bate um papo.

Vitor Hugo: Mas você chegou a trocar uma ideia, ver como é que funciona, o que eles estão querendo?

Pai Herói: Ali é um monte, acho que é oito, né? Eu falei pra ele (provavelmente se referindo a Ronaldo), se desse um pra eles dividir tava bom demais. Mais eles vão pedir mais…

Vitor Hugo: Verdade? Você tá brincando. Aí eu tomei no zóio veio…

Pai Herói: Vai pedir, sabe por quê? Eles ganham quatro contos por mês. Se não tiver um negocinho desse aí, eles não vivem.

Na conversa com Sorrisal, no gabinete do próprio vereador, Vitor Hugo afirmou que Ronaldo pediu dois terrenos e R$ 30 mil para acelerar os trâmites necessários para a votação do projeto que viabiliza seu empreendimento.

Segundo áudio

Em outro áudio (não dá para ter certeza se foi gravado no mesmo dia do anterior), Pai Herói questiona Vitor Hugo sobre comentários que ele teria feito a respeito do pedido de propina (por parte de um ou mais vereadores).

Esses comentários teriam repercutido em um grupo de Whatsapp chamado “Paus d’água”. O empresário relata que encontrou Ronaldo Cardoso na Prefeitura e que o vereador chamou sua atenção.

Pai Herói: Tá tudo certo. Sabe o que tá acontecendo? O Fernando (Galmassi, presidente da Câmara) tá achando que você tá dando alguma coisa para outro vereador. Aí fica travando. Ainda mais que eu fui lá pedir para ele pôr (o projeto em votação), aí que ele achou mesmo, sabe? Mas ele garantiu que segunda-feira vai.

Vitor Hugo: O Fernando falou pra mim: “É porque o projeto é muito complexo, a gente precisa analisar’. Mas é uma página (de projeto). (Ele) tá fugindo de mim.

Pai Herói: Aí ontem ele tava lá falando merda, falou pro cara lá: “Acha que eu sou trouxa. Nego lá comendo bisteca, não dá nem um pedacinho pra mim”. Rapaz, não tem um que não vota pra você. O problema, acho que tá. Olha aqui, ó…

Pai Herói: (parece ler mensagem no celular) Eu falei, Fer, beleza, que parceria é essa? É aí, Fernandinho, nada dos projetos? Aí ele colocou: Val, só na próxima pauta. Segunda que vem agora. Falar o que pra um homem desses? Ele acha que eu sou ladrão também? Eu não quero nem saber de ser mais vereador por causa disso.

Versão do vereador Fernando Galmassi

Procurado por OBemdito, o presidente da Câmara de Umuarama, Fernando Galmassi, negou as ilações feitas por Pai Herói. “Estou tranquilo e não tenho nada a ver com as denúncias. Meu nome foi citado equivocadamente. É bem provável que isso seja uma retaliação porque não coloquei o projeto em pauta, mas quero ver alguém provar que fui atrás de algum empresário pedir dinheiro”, disse Galmassi, por telefone.

Ele disse que a inclusão do projeto em votação dependia de um parecer jurídico, que só chegou em suas mãos no último dia 27 de abril. “Tivemos feriados e pontos facultativos. Além disso, o projeto não tinha caráter de urgência. Tudo será apurado dentro da lei. Não tenho nada contra o Pai Herói, mas cada um paga pelos seus erros”, acrescentou o presidente.

No meio da tarde, por meio da Assessoria de Comunicação Social do Legislativo, Fernando Galmassi afirmou que pode abrir uma Comissão Processante (com poder de cassar mandatos) para apurar as denúncias de pedido de propina.  

Outros citados na reportagem

OBemdito não conseguiu contato com Clebão dos Pneus até o final desta matéria. O espaço está aberto para a manifestação do vereador. Mesmo após insistentes tentativas, também não conseguimos falar com o vereador Ronaldo, o ex-diretor da Prefeitura, Pai Herói, e o empresário Vitor Hugo Gaiari. O espaço jornalístico segue igualmente aberto.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.