Foto: Reprodução
Os prefeitos e prefeitas da Amerios devem editar nos próximos dias um decreto conjunto com medidas de enfrentamento ao avanço dos casos de coronavírus em Umuarama e região. A ideia foi debatida durante esta tarde de segunda-feira (31) em reunião virtual com o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.
Os dados apresentados na reunião pela Secretaria Estadual de Saúde indicam que 95% dos leitos de UTI na macrorregião Noroeste estão ocupados. O índice nas enfermarias é de 83%.
A reunião foi um esforço conjunto para tentar frear o contágio, que, de acordo com o secretário de saúde, não ocorre somente na região. “A situação do colapso não é diferente de outras regiões do Paraná”, disse Beto Preto.
A proposta é que haja um novo decreto que adote medidas mais restritivas, mas que seja adotado por toda região, já que Umuarama acaba recebendo os pacientes que precisam de internamento hospitalar.
A coordenadora da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera, disse que as restrições devem ser direcionadas sobretudo para os fins de semana, entre sexta e domingo, quando há mais registros de aglomerações. “Eu sei que tudo é difícil, mas precisamos diminuir a taxa de ocupação”, lamentou Viviane.
Outra preocupação dos prefeitos é acerca dos insumos. Beto Preto disse que há falta de kits intubação para aquisição em todo Estado e que aguarda uma nova entrega para garantir o estoque para os próximos 5 dias.
“Não é que haja falta médico, não é que faltem equipamentos. Faltam remédios para deixar estes pacientes sedados”, alertou.
O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, reafirmou a necessidade de os municípios da região também promulgarem medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. “O Governo do Estado é sabedor da nossa situação e se não tomarmos decisões juntos [Amerios] serão infrutíferas todas as ações [contra a Covid-19]”.
ATIVIDADES
Beto Preto também concordou que há a necessidade de que o distanciamento social seja amplificado na região, mas não mencionou quais atividades deveriam ser suspensas. “O que está acontecendo não é culpa do comércio. Isso só tem um culpado: o vírus, que está circulando”, defendeu durante a reunião.
Os prefeitos devem se reunir ainda nesta semana para pensar em estratégias regionais para baixar a taxa de contágio e conversar sobre o possível decreto. Ainda não foi divulgada uma data para o encontro, que deve acontecer antes da visita do secretário (veja aqui).
Presenças: Entre os participantes do encontro online estavam o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest), Márcio Nunes, o prefeito de Umuarama Celso Pozzobom, o vice-presidente da Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios), Mario Junio Kazuo da Silva, o Juninho (prefeito de Cafezal do Sul); a prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco; a prefeita de Pérola, Valdete Cunha, o prefeito de Altônia, Claudemir Gervasone; o prefeito de Douradina Oberdam José de Oliveira e o prefeito de Esperança Nova, Everton Barbieri, entre outros.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais