Foto: Reprodução

Paraná

Prefeitos da Amerios podem editar decreto para enfrentar avanço da Covid-19

Eles se reuniram nesta tarde com o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto

Foto: Reprodução
Prefeitos da Amerios podem editar decreto para enfrentar avanço da Covid-19
Redação
OBemdito
31 de maio de 2021 16h17

Os prefeitos e prefeitas da Amerios devem editar nos próximos dias um decreto conjunto com medidas de enfrentamento ao avanço dos casos de coronavírus em Umuarama e região. A ideia foi debatida durante esta tarde de segunda-feira (31) em reunião virtual com o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

Os dados apresentados na reunião pela Secretaria Estadual de Saúde indicam que 95% dos leitos de UTI na macrorregião Noroeste estão ocupados. O índice nas enfermarias é de 83%.

A reunião foi um esforço conjunto para tentar frear o contágio, que, de acordo com o secretário de saúde, não ocorre somente na região. “A situação do colapso não é diferente de outras regiões do Paraná”, disse Beto Preto.

A proposta é que haja um novo decreto que adote medidas mais restritivas, mas que seja adotado por toda região, já que Umuarama acaba recebendo os pacientes que precisam de internamento hospitalar.

A coordenadora da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera, disse que as restrições devem ser direcionadas sobretudo para os fins de semana, entre sexta e domingo, quando há mais registros de aglomerações.  “Eu sei que tudo é difícil, mas precisamos diminuir a taxa de ocupação”, lamentou Viviane.

Outra preocupação dos prefeitos é acerca dos insumos. Beto Preto disse que há falta de kits intubação para aquisição em todo Estado e que aguarda uma nova entrega para garantir o estoque para os próximos 5 dias.

“Não é que haja falta médico, não é que faltem equipamentos. Faltam remédios para deixar estes pacientes sedados”, alertou.

O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, reafirmou a necessidade de os municípios da região também promulgarem medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. “O Governo do Estado é sabedor da nossa situação e se não tomarmos decisões juntos [Amerios] serão infrutíferas todas as ações [contra a Covid-19]”.

ATIVIDADES

Beto Preto também concordou que há a necessidade de que o distanciamento social seja amplificado na região, mas não mencionou quais atividades deveriam ser suspensas. “O que está acontecendo não é culpa do comércio. Isso só tem um culpado: o vírus, que está circulando”, defendeu durante a reunião.

Os prefeitos devem se reunir ainda nesta semana para pensar em estratégias regionais para baixar a taxa de contágio e conversar sobre o possível decreto. Ainda não foi divulgada uma data para o encontro, que deve acontecer antes da visita do secretário (veja aqui).

Presenças: Entre os participantes do encontro online estavam o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest), Márcio Nunes, o prefeito de Umuarama Celso Pozzobom, o vice-presidente da Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios), Mario Junio Kazuo da Silva, o Juninho (prefeito de Cafezal do Sul); a prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco; a prefeita de Pérola, Valdete Cunha, o prefeito de Altônia, Claudemir Gervasone; o prefeito de Douradina  Oberdam José de Oliveira e o prefeito de Esperança Nova, Everton Barbieri, entre outros.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.