Foto: Danilo Martins/OBemdito

Saúde

Vigilância realiza nova vistoria no Hospital Nossa Senhora Aparecida, que está próximo da reabertura

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Vigilância realiza nova vistoria no Hospital Nossa Senhora Aparecida, que está próximo da reabertura
Redação
OBemdito
25 de maio de 2022 19h12

O Hospital Nossa Senhora Aparecida foi parcialmente interditado pela Vigilância em Saúde na última sexta-feira (20). Na ocasião, profissionais do órgão fizeram inspeção no local e confirmaram irregularidades no Centro de Esterilização, que foi fechado. A medida atendeu uma recomendação do Ministério Público do Paraná (MPPR).

Na manhã desta quarta-feira (25) a Vigilância Sanitária esteve no hospital, a pedido da diretoria da unidade, para realizar uma nova vistoria. De acordo com Franzimar Morais, chefe de Vigilância em Saúde, o convite foi para verificação do andamento das regularizações necessárias.

Morais explicou que a parte documental (contratos e protocolos) já está pronta. Além disso, foram feitas terceirizações para alguns setores, como da lavanderia. “Eles optaram por terceirizar algumas coisas por questão de valores e investimentos. Na lavanderia, por exemplo, são usados alguns equipamentos de alto custo. Então, neste caso a terceirização foi a melhor opção para o hospital”, informou.

O chefe da Vigilância acrescentou que, como o centro cirúrgico estava parado, a direção também optou por já fazer a sua manutenção e serviços pontuais. Agora a unidade passa por organização interna e realiza outros procedimentos, visando a reabertura o mais breve possível.

Morais acredita que entre o fim dia de quinta (26) e a sexta-feira (27) a Vigilância seja comunicado pela direção do Nossa Senhora para proceder com uma nova vistoria para liberação de funcionamento – no caso de tudo estar de acordo com as orientações.

Caso isso ocorra, a Vigilância emite um laudo informando sobre a liberação. Ainda há mais um passo que deve ser cumprido pelos representantes do hospital, que é uma reunião com o Ministério Público, para apresentar os documentos e assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) relacionado a outros prazos.

INTERDIÇÃO PARCIAL

A interdição parcial do Nossa Senhora Aparecida aconteceu após recomendação do Ministério Público do Paraná (MPPR). Desde então, o hospital deixou de receber novos pacientes. Com a interdição, além do setor administrativo o Nossa Senhora pode realizar apenas consultas clínicas. Os demais procedimentos ficam restritos.

A direção do hospital informou na última sexta-feira (20) ter firmado convênio com a Universidade Paranaense para terceirizar os serviços de esterilização de materiais e lavanderia. Estes documentos foram apresentados nesta quarta.

OBemdito tentou contato telefônico com o diretor, Marcelo Nelli, mas não obteve sucesso. O espaço está aberto para eventual manifestação por parte dos representantes do hospital.

Ministério Público

Segundo o MP, o Hospital Nossa Senhora Aparecida estava há mais de seis meses em condições de funcionamento precárias. Uma inspeção feita pela Vigilância Sanitária em março já havia constatado que a esterilização dos instrumentos hospitalares estava incorreta devido a uma falha no setor.

Confira outros detalhes aqui.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.