Foto: Assessoria
A Ginástica Rítmica foi oficialmente implantada na Universidade Paranaense – Unipar, no ano de 2001, pela responsável técnica de então, a professora Lígia Gonçalves. Ali nascia o Projeto de Extensão do curso de Educação Física, Unidade de Umuarama, ‘Oficina da Ginástica’.
O projeto veio com o objetivo de oportunizar a iniciação à modalidade, ensinando os seus fundamentos básicos, incentivando o esporte e lapidando talentos ali encontrados.
A Ginástica Rítmica é uma modalidade exclusivamente feminina, desenvolvida com movimentos corporais baseados nos elementos do balett e da dança teatral, numa mistura de arte, criatividade e capacidade física, cuja execução é realizada em sincronia com a música. As apresentações são conhecidas como séries e seguem critérios bem específicos.
A Oficina da Ginástica cresceu, foi ganhando corpo e dando frutos, já que dali uma equipe de alto rendimento começou a se formar, com grandes potenciais dentro do esporte. Foi aí que, alguns anos depois, em meados de 2005, surge a Associação de Ginástica Rítmica de Umuarama (Agru), encabeçada pelos pais das ginastas participantes.
A GR Unipar passa a ter então duas frentes parceiras: o projeto de iniciação ao esporte e a equipe de alto rendimento, esta com ginastas que podem ser inscritas em competições e, assim, representar a Instituição e o município de Umuarama Brasil afora.
Inúmeras conquistas fazem parte dessa história da Ginástica Rítmica Unipar/Agru, entre elas destacamos a convocação de uma atleta para a Seleção Brasileira de GR (2010), Ana Paula Alencar, e dezenas de troféus e medalhas em copas, torneios e campeonatos regionais, estaduais, nacionais e até internacionais, como a Copa Bariloche, disputada em 2007, na Argentina.
Atualmente, mesmo diante da pandemia, as aulas da iniciação e os treinos do alto rendimento seguem a todo o vapor, mediante autorização do último decreto e seguindo todos os protocolos de segurança, aprovados pela Vigilância Sanitária.
A responsável técnica à frente deste trabalho é a professora Pollyana Moreno, que tem como braço direito a ginasta categoria Adulto, auxiliar técnica e também estagiária do curso de Educação Física, Lorena Crivelaro. “Estamos radiantes com a comemoração desses 20 anos da GR Unipar. Entendemos o valor que este projeto tem para o esporte e o quanto a nossa universidade apoia e incentiva a sua realização. O nosso objetivo sempre vai ser fazê-lo crescer cada vez mais, trazendo excelentes resultados para a Unipar e Umuarama”, pontuou a técnica.
Serviço
A Ginástica Rítmica da Unipar atende meninas com idade a partir dos 4 anos, pelo projeto de iniciação, que funciona em turmas nas segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 18h30, e nas terças e quintas-feiras em dois horários diferentes: das 9h às 10h e das 17h30 às 18h30, no Ginásio da Unipar (Sede). As mensalidades custam R$ 80.
(Assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais