Foto: Assessoria

Esporte

Ginástica Rítmica Unipar completa 20 anos de história em Umuarama

Modalidade começou a ser incentivada pela Instituição em 2001 e segue colecionando conquistas

Foto: Assessoria
Ginástica Rítmica Unipar completa 20 anos de história em Umuarama
Jaqueline Mocelin
OBemdito
16 de maio de 2021 17h36

A Ginástica Rítmica foi oficialmente implantada na Universidade Paranaense – Unipar, no ano de 2001, pela responsável técnica de então, a professora Lígia Gonçalves. Ali nascia o Projeto de Extensão do curso de Educação Física, Unidade de Umuarama, ‘Oficina da Ginástica’.

O projeto veio com o objetivo de oportunizar a iniciação à modalidade, ensinando os seus fundamentos básicos, incentivando o esporte e lapidando talentos ali encontrados.

A Ginástica Rítmica é uma modalidade exclusivamente feminina, desenvolvida com movimentos corporais baseados nos elementos do balett e da dança teatral, numa mistura de arte, criatividade e capacidade física, cuja execução é realizada em sincronia com a música. As apresentações são conhecidas como séries e seguem critérios bem específicos.

A Oficina da Ginástica cresceu, foi ganhando corpo e dando frutos, já que dali uma equipe de alto rendimento começou a se formar, com grandes potenciais dentro do esporte. Foi aí que, alguns anos depois, em meados de 2005, surge a Associação de Ginástica Rítmica de Umuarama (Agru), encabeçada pelos pais das ginastas participantes.

A GR Unipar passa a ter então duas frentes parceiras: o projeto de iniciação ao esporte e a equipe de alto rendimento, esta com ginastas que podem ser inscritas em competições e, assim, representar a Instituição e o município de Umuarama Brasil afora.

Inúmeras conquistas fazem parte dessa história da Ginástica Rítmica Unipar/Agru, entre elas destacamos a convocação de uma atleta para a Seleção Brasileira de GR (2010), Ana Paula Alencar, e dezenas de troféus e medalhas em copas, torneios e campeonatos regionais, estaduais, nacionais e até internacionais, como a Copa Bariloche, disputada em 2007, na Argentina.

Atualmente, mesmo diante da pandemia, as aulas da iniciação e os treinos do alto rendimento seguem a todo o vapor, mediante autorização do último decreto e seguindo todos os protocolos de segurança, aprovados pela Vigilância Sanitária.

A responsável técnica à frente deste trabalho é a professora Pollyana Moreno, que tem como braço direito a ginasta categoria Adulto, auxiliar técnica e também estagiária do curso de Educação Física, Lorena Crivelaro. “Estamos radiantes com a comemoração desses 20 anos da GR Unipar. Entendemos o valor que este projeto tem para o esporte e o quanto a nossa universidade apoia e incentiva a sua realização. O nosso objetivo sempre vai ser fazê-lo crescer cada vez mais, trazendo excelentes resultados para a Unipar e Umuarama”, pontuou a técnica.

Serviço

A Ginástica Rítmica da Unipar atende meninas com idade a partir dos 4 anos, pelo projeto de iniciação, que funciona em turmas nas segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 18h30, e nas terças e quintas-feiras em dois horários diferentes: das 9h às 10h e das 17h30 às 18h30, no Ginásio da Unipar (Sede). As mensalidades custam R$ 80.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.