Foto: Arquivo OBemdito
Na semana que Umuarama e outras cidades paranaenses e brasileiras figuraram no site de notícias Repórter Brasil – no levantamento sobre o abastecimento de água, entre os anos de 2018 e 2020 – o médico infectologista da Uopeccan, Raphael Chalbaud Biscaia Hartmann comentou sobre as substâncias químicas e radioativas detectadas pelo estudo.
Raphael afirma que ingerir substâncias como o arsênio, por exemplo, a curto, médio e longo prazo podem trazer desde uma simples diarreia como também câncer. “Tudo isso depende do tempo de consumo e volume de consumo”, destacou o infectologista.
Os laudos utilizados no estudo divulgado pelo Repórter Brasil foram atestados pelo Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua), do Ministério da Saúde. O mapa da água foi dividido em duas situações: vermelho escuro e claro.
O vermelho mais escuro representa a água com substâncias com maior potencial de gerar doenças crônicas, como câncer. Já o vermelho claro é quando a água apresentou outras substâncias que geram riscos um pouco menores à saúde, embora também sejam nocivas.
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Umuarama abriu um Termo de Investigação Preliminar para apurar as afirmações. Além do termo de investigação contra a Sanepar, o Procon também enviou ofício ao escritório regional do Instituto Água e Terra – IAT abordando os resultados indicados no estudo do Mapa da Água.
Raphael lembrou ainda que não é possível afirmar que os tratamentos de câncer atendidos pela Uopeccan sejam resultado de substâncias que venha da água ou não. “Podemos dizer que o efeito somatório deste e outros contatos como alimentos irrigados por água contaminada pode aumentar de uma forma global o risco de câncer”, mencionou.
Orientação
O médico reforça a orientação às donas de casa para filtrar ou ferver a água, isso ajuda a eliminar os elementos químicos existentes. “O mais importante é que o serviço de abastecimento de água local tenha um olhar mais crítico e periódico do controle da água que estará na mesa do umuaramense”, finalizou.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais