O prefeito afastado Celso Pozzobom | Foto: arquivo OBemdito
Uma imagem que circula nas redes sociais está convocando os umuaramenses para participarem de uma carreata momentos antes da sessão especial que votará o pedido de cassação de Celso Pozzobom. O futuro do prefeito afastado de Umuarama será decidido na Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (21).
Denominada ‘Carreata pela Vida – Cassação Já’, a ação está agendada para ter saída às 17h30 da praça Miguel Rossafa. Os participantes seguirão até a Câmara Municipal onde acontece a votação, com início previsto para as 18h. A sessão acontece em única discussão e votação.
OBemdito não conseguiu descobrir quem está organizando a carreata.
SESSÃO ESPECIAL
Está agendada para esta sexta-feira a sessão especial de julgamento do pedido de cassação do prefeito de Umuarama Celso Luiz Pozzobom. O gestor está afastado temporariamente do cargo pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) no dia 15 de setembro de 2021, a pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR) no âmbito da operação Metástase, desencadeada em maio.
A sessão na Câmara de Vereadores fará o julgamento da denúncia por cometimento de infração político-administrativa por parte de Pozzobom, apresentada pelo eleitor Jorge Vieira, tipificada no inciso X do art. 4º do Decreto-Lei nº 201/67.
DENÚNCIA
O ex-prefeito interino de Umuarama, Jorge Vieira, protocolou o pedido de cassação contra o prefeito afastado Celso Pozzobom no dia 14 de outubro de 2021. O documento se refere a suposta compra de um apartamento com dinheiro não declarado que teria sido feita por Pozzobom. O fato está sendo investigado pelo Ministério Público.
A Comissão Processante 02/2021 é composta pelos vereadores Sorrisal (presidente), Ana Novais (relatora) e Ednei do Esporte (membro). Eles realizaram algumas oitivas e apresentaram um relatório final. No documento a relatora Ana Novais informa que:
“Ante todo o exposto, esta relatora conclui o presente parecer final para afastar as questões preliminares aduzidas pela defesa, e, quanto ao mérito, julgar pela procedência da acusação ofertada pela denúncia consubstanciada nos fatos e provas apuradas, de modo a reconhecer que o prefeito-denunciado Celso Luiz Pozzobom procedeu de modo incompatível com o decoro e dignidade do cargo, incorrendo na infração político-administrativa tipificada no inciso I do artigo 4º do Decreto-Lei 201/67 cuja sanção é a cassação do mandato/afastamento definitivo da função”.https://ee95d84932fb5179d1fc6e1f71b75414.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Para conferir a pauta da sessão clique no link http://www.cmu.pr.gov.br/sessao_em_pauta.php
O link do site da Transparência da Câmara Municipal, onde constam os documentos da Comissão Processante 02/2021 é o seguinte: http://187.87.218.214:7476/SysPortal/public/paginaConteudo.xhtml;jsessionid=38C79ECE59CB814F50662FE5F31B9E76?categoriaId=1527&documentoId=1586
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
Este site utiliza cookies
Saiba mais