Sessão desta segunda (1º) teve votação apertada para mudar o horário das reuniões ordinárias da Câmara de Umuarama (Foto Danilo Martins/OBemdito)
A Câmara Municipal de Umuarama aprovou nesta segunda-feira (1º), em primeira e segunda votação, o Projeto de Resolução 2/2025, que altera o horário das sessões ordinárias do Legislativo. A proposta foi aprovada por quatro votos a três, em uma sessão marcada pela divisão entre os parlamentares.
O texto modifica o caput do artigo 93 da Resolução 01/1990, que estabelece o Regimento Interno da Casa. Com a mudança, as sessões ordinárias, atualmente realizadas às 19h30 das segundas-feiras, passarão a ocorrer às 14h, mantendo a duração de quatro horas.
Votaram a favor da mudança os vereadores Ronaldo Cardoso, Marquinhos do Climério, Ednei do Esporte e Jabá da Carroceria. Já a Enfermeira Rosângela, Cris das Frutas e Washington Guirão foram contrários ao projeto. Clebão dos Pneus e Newton Soares estavam ausentes, enquanto Luiz Antônio Caviquioli não registrou voto.
Na justificativa anexada ao projeto, os autores afirmam que o novo horário busca melhorar as condições para que a população acompanhe as sessões “em tempo real”, tanto presencialmente quanto pelos canais digitais da Câmara. A proposta manteve o dia tradicional das reuniões às segundas-feiras, mas ajustou o horário de início.
Os vereadores contrários, porém, sustentaram que a antecipação poderia ter efeito oposto ao desejado, prejudicando principalmente trabalhadores que deixam o expediente no início da noite e que, segundo eles, teriam mais dificuldade para comparecer ao plenário.
“Esse é justamente o horário em que a maior parte da população está trabalhando. Sessões à tarde reduzem drasticamente a possibilidade de presença do público e até de acompanhamento ao vivo”, argumenta o vereador Washington Guirão.
Apesar da discordância, a maioria dos presentes entendeu que a mudança representa um ajuste simples e que pode facilitar a organização da Casa. O projeto segue agora para segunda discussão e votação e, se aprovado, entra em vigor na data em que for oficialmente promulgado.
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais