Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Carreata deve anteceder votação do pedido de cassação de Celso Pozzobom

Uma imagem que circula nas redes sociais está convocando os umuaramenses para participarem de uma carreata momentos antes da sessão […]

O prefeito afastado Celso Pozzobom | Foto: arquivo OBemdito
O prefeito afastado Celso Pozzobom | Foto: arquivo OBemdito
Carreata deve anteceder votação do pedido de cassação de Celso Pozzobom
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 20 de janeiro de 2022 às 21h11 - Modificado em 21 de janeiro de 2022 às 09h33
Gastro Umuarama

Uma imagem que circula nas redes sociais está convocando os umuaramenses para participarem de uma carreata momentos antes da sessão especial que votará o pedido de cassação de Celso Pozzobom. O futuro do prefeito afastado de Umuarama será decidido na Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (21).

Denominada ‘Carreata pela Vida – Cassação Já’, a ação está agendada para ter saída às 17h30 da praça Miguel Rossafa. Os participantes seguirão até a Câmara Municipal onde acontece a votação, com início previsto para as 18h. A sessão acontece em única discussão e votação.

OBemdito não conseguiu descobrir quem está organizando a carreata.

SESSÃO ESPECIAL

Está agendada para esta sexta-feira a sessão especial de julgamento do pedido de cassação do prefeito de Umuarama Celso Luiz Pozzobom. O gestor está afastado temporariamente do cargo pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) no dia 15 de setembro de 2021, a pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR) no âmbito da operação Metástase, desencadeada em maio.

A sessão na Câmara de Vereadores fará o julgamento da denúncia por cometimento de infração político-administrativa por parte de Pozzobom, apresentada pelo eleitor Jorge Vieira, tipificada no inciso X do art. 4º do Decreto-Lei nº 201/67.

DENÚNCIA

O ex-prefeito interino de Umuarama, Jorge Vieira, protocolou o pedido de cassação contra o prefeito afastado Celso Pozzobom no dia 14 de outubro de 2021. O documento se refere a suposta compra de um apartamento com dinheiro não declarado que teria sido feita por Pozzobom. O fato está sendo investigado pelo Ministério Público.

Comissão Processante 02/2021 é composta pelos vereadores Sorrisal (presidente), Ana Novais (relatora) e Ednei do Esporte (membro). Eles realizaram algumas oitivas e apresentaram um relatório final. No documento a relatora Ana Novais informa que:

“Ante todo o exposto, esta relatora conclui o presente parecer final para afastar as questões preliminares aduzidas pela defesa, e, quanto ao mérito, julgar pela procedência da acusação ofertada pela denúncia consubstanciada nos fatos e provas apuradas, de modo a reconhecer que o prefeito-denunciado Celso Luiz Pozzobom procedeu de modo incompatível com o decoro e dignidade do cargo, incorrendo na infração político-administrativa tipificada no inciso I do artigo 4º do Decreto-Lei 201/67 cuja sanção é a cassação do mandato/afastamento definitivo da função”.https://ee95d84932fb5179d1fc6e1f71b75414.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Para conferir a pauta da sessão clique no link http://www.cmu.pr.gov.br/sessao_em_pauta.php

O link do site da Transparência da Câmara Municipal, onde constam os documentos da Comissão Processante 02/2021 é o seguinte: http://187.87.218.214:7476/SysPortal/public/paginaConteudo.xhtml;jsessionid=38C79ECE59CB814F50662FE5F31B9E76?categoriaId=1527&documentoId=1586

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.