Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Saúde comunica que não haverá vacinação Pfizer neste sábado e na segunda-feira

Todas as 3.600 doses do imunizante Pfizer recebidas nesta semana já foram aplicadas

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Saúde comunica que não haverá vacinação Pfizer neste sábado e na segunda-feira
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 8 de janeiro de 2022 às 08h05 - Modificado em 8 de janeiro de 2022 às 11h28
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

A Secretaria de Saúde de Umuarama informou no final da tarde desta sexta-feira (7) que todas as 3.600 doses do imunizante Pfizer, recebidas nesta semana, já foram aplicadas. Desta forma, segundo a coordenadora de Atenção Primária em Saúde, Jaqueline de Bortoli Shirabayashi, não haverá vacinação neste sábado (8) e nem na próxima segunda-feira (10).

Segundo ela, o município aguarda o envio de mais doses pelo Estado para que possa prosseguir com o cronograma de vacinação. “A expectativa é de que o Estado encaminhe na próxima segunda-feira outro lote às regionais que não receberam as vacinas. A campanha foi um sucesso nesta sexta-feira. As quatro unidades básicas de saúde que estavam realizando a imunização ficaram lotadas e a população compareceu em massa para se vacinar. Ficamos muito felizes com isso, pois é uma arma importantíssima para vencermos essa pandemia”, observou.

A expectativa é de que o Estado encaminhe na próxima segunda-feira (10) outro lote que às regionais que não receberam as vacinas no sábado. Já para o início da semana, está previsto o envio de mais 121.464 Pfizer, que deverão ser repassadas aos municípios.

Jaqueline informou que na segunda-feira haverá vacinação apenas para quem ainda não completou o ciclo de imunização do Reforço Janssen. “A UBS do Jardim Cruzeiro vai disponibilizar o imunizante das 8h às 11h para pessoas que receberam a dose única da Janssen no dia 10/11 ou datas anteriores. Vale lembrar que a campanha acontece enquanto houver disponibilidade de vacinas e que é necessário levar até os locais de vacinação um documento com foto e a carteirinha da vacina”, destaca.

Esforço conjunto

Para conseguir aplicar 3.600 doses, os profissionais de saúde trabalharam com determinação e sem intervalo, tudo para garantir que o cidadão ficasse o menor tempo possível na fila. “Muita gente dá preferência à UBS Lisboa, então a lotação foi grande e infelizmente recebemos algumas reclamações. Porém, em vários momentos do dia, as UBSs Central e Guarani/Anchieta, por exemplo, ficaram praticamente sem fila alguma. Mas o importante é que, ao finalizarmos as atividades do dia, todos haviam sido atendidos”, comentou a diretora de Saúde, Simony Rodrigues Bernardelli Rosa.

Ela conta que cada equipe de vacinação é formada por 12 profissionais: quatro técnicos de enfermagem, uma enfermeira e mais sete administrativos. “Enquanto sete pessoas fazem os cadastros e toda parte burocrática, cinco pessoas aplicam as vacinas. É um trabalho muito bem organizado e principalmente feito com muito profissionalismo e carinho, porque todos têm o mesmo objetivo, que é lutar para pôr um fim nessa pandemia”, pontuou.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.