Prefeito Celso Pozzobom

Umuarama

Pozzobom afirma que não tinha conhecimento de fraude na saúde

Prefeito de Umuarama disse estar tranquilo com relação às investigações do Ministério Público do Paraná, que apuram o desvio de R$ 19 milhões do Fundo Municipal de Saúde

Prefeito Celso Pozzobom
Pozzobom afirma que não tinha conhecimento de fraude na saúde
Jaqueline Mocelin
OBemdito
5 de maio de 2021 17h57

No final da tarde desta quarta-feira (5) o prefeito de Umuarama Celso Pozzobom recebeu a imprensa para uma entrevista coletiva, momento em que falou a respeito da Operação Metástase. As investigações começaram em 2020 e entre outros, apuram crimes de corrupção, peculato, superfaturamento e desvio de recursos públicos que podem ultrapassar a casa dos R$ 19 milhões.

O trabalho foi conduzido pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) por meio da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (SubJur), do núcleo de Umuarama do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) e do núcleo de Cascavel do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), contando também com o apoio da Polícia Militar do Paraná.

A operação prendeu 7 pessoas (1 delas em Brasília) e culminou no cumprimento de 62 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos de Umuarama, além de Boa Vista da Aparecida e Cascavel.

A Secretária de Saúde, Cecília Cividini, foi afastada do cargo por meio de uma medida cautelar do MPPR. Pozzobom afirmou que estão sendo estudados alguns nomes e ainda nesta semana deve ocorrer uma definição de quem comandará a pasta.

Na operação também foi apurado que 10 pessoas furaram a fila da vacinação contra a Covid, em benefício próprio e de familiares (relembre aqui). O prefeito afirmou que a Secretaria Municipal e Saúde e a Regional de Saúde fazem a distribuição das vacinas e ele não tem conhecimento de ‘fura-fila’.

Sobre as buscas em sua residência e no gabinete, Pozzobom explicou que a Operação tem levantamento de recursos repassados do Governo Federal para hospitais. “Eu sou o chefe do Executivo, estou aqui capitaneando um volume grande de pessoas que hoje foram detidas ou afastadas da Administração. E era passível que eles fossem buscar se o chefe o Executivo tinha alguma coisa também. Eu recebi com bastante tranquilidade de naturalidade. Eles estiveram na minha casa e aqui [Prefeitura]. A gente acompanhou com naturalidade como um conjunto da operação que eles tinham que investigar”, declarou.

Questionado se tinha conhecimento dos fatos, Pozzobom foi categórico em afirmar que “nenhum. Fui até pego de surpresa quando visitava obras nesta manhã”. O gestor disse: “Eu quero ver a coisa investigada realmente”.

O prefeito acrescentou que vai assessorar o MPPR com as informações que forem solicitadas e que o que os investigadores tinham que recolher de material foi levado para análise. Nesta quinta-feira (6) a Prefeitura de Umuarama segue em funcionamento normal, com expediente iniciando às 8h.

Sobre o servidor que foi preso preventivamente, Pozzobom explicou que seguirá as regras determinadas, que são a suspensão e demissão. “Queremos que as apurações continuem para a gente ver onde foi o erro da administração, onde foi que a administração errou para não perceber se houve desvios”, argumentou.

Finalizou dizendo que está tranquilo, que sempre teve muita lisura em sua administração. “A gente nunca tentou esconder nada e nem desviar recursos públicos”.

Confira a entrevista:

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.