Achaditos em breve
Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

IAT atualiza lista da fauna ameaçada de extinção no Paraná e chega a 345 espécies

A onça-pintada é uma das espécies que consta na lista - Foto: Denis Ferreira Netto/Sedest
IAT atualiza lista da fauna ameaçada de extinção no Paraná e chega a 345 espécies
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 28 de julho de 2026 às 20h08 - Modificado em 28 de julho de 2026 às 20h09

O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu uma nova norma que atualiza a lista da fauna ameaçada de extinção do Paraná. Entre as principais mudanças estabelecidas pelo Decreto nº 14.477 de 22 de julho de 2026, está a inclusão de 252 espécies do grupo dos moluscos à lista publicada originalmente por meio do Decreto nº 6.040 de 2024.

Com o acréscimo, que ocorreu em razão da finalização posterior das avaliações destas espécies de moluscos ameaçados do Estado, a lista passou a incluir classificações de 15 grupos de fauna presentes no Paraná. Ao todo, o Paraná tem 345 espécies ameaçadas de extinção, entre elas, a onça-pintada.

Entre os animais incluídos, está apenas uma espécie considerada criticamente em perigo, a Mirinaba curitybana. Trata-se de uma espécie de molusco gastrópode terrestre, nativa do Paraná.

Além disso, figuram seis espécies classificadas como em perigo, 18 como vulneráveis, seis como quase ameaçadas e 13 como pouco preocupantes. O restante foi classificado como DD, quando não há dados suficientes para oficializar a avaliação.

Junto da adição dos moluscos, a norma também fez algumas correções pontuais na classificação do status de conservação de algumas espécies. As mudanças já estão contempladas no Livro Vermelho (clique aqui) e no Dashboard da Fauna Ameaçada de Extinção do Paraná, ambos disponíveis no site do Instituto Água e Terra.

(OBemdito com informações da AEN)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.