Anvisa proíbe venda de creme relaxante e mais dois produtos sem registro
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta segunda-feira (27), a fabricação, comercialização, distribuição, divulgação e uso de três produtos irregulares que não possuem registro ou notificação junto ao órgão. A medida também determina o recolhimento e a apreensão dos itens.
Entre os produtos atingidos pela decisão está o Creme Relaxante Miss Hidrat para uso Líquido Ativador Guanidina, fabricado pela empresa Anaber – Cosméticos Indústria e Comércio Ltda. A Anvisa determinou o recolhimento de todos os lotes produzidos a partir de 20 de dezembro de 2023.
Segundo a Agência, os produtos não podem mais ser fabricados, distribuídos, vendidos ou utilizados.
Produtos serão apreendidos
Além do creme relaxante, a Anvisa determinou a apreensão de outros dois produtos fabricados por empresas desconhecidas:
- Fibra Capilar Full Hair Instantly (todos os lotes);
- Mofo Eurodecor (todos os lotes).
De acordo com a Agência, como os fabricantes são desconhecidos e os produtos não possuem regularização sanitária, eles devem ser retirados de circulação.
Resoluções publicadas
A decisão foi oficializada por meio das Resoluções RE nº 2.931/2026, RE nº 2.932/2026 e RE nº 2.933/2026, publicadas nesta segunda-feira (27).
A Anvisa orienta consumidores e estabelecimentos comerciais a interromperem imediatamente a comercialização e o uso dos produtos abrangidos pelas medidas sanitárias.
(Com informações Anvisa)





