Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Ciclone extratropical não atinge o Paraná, mas deve provocar temporais

Tornado registrado no fim da tarde de quinta-feira (1) , em Arroio Guaçu, no município de Mercedes, no Oeste do Paraná (Foto Rede Social)
Ciclone extratropical não atinge o Paraná, mas deve provocar temporais
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 8 de janeiro de 2026 às 13h50 - Modificado em 8 de janeiro de 2026 às 13h51

O Paraná entra em um novo período de calor e instabilidade, marcado pelo aumento das temperaturas e maior presença de umidade no ar. A mudança na direção dos ventos, que agora transportam ar quente vindo da região de São Paulo e do Centro-Oeste do país, favorece o retorno do calor intenso e aumenta as condições para pancadas de chuva e temporais nos próximos dias.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o cenário é típico de verão: calor, umidade elevada e instabilidades atmosféricas, impulsionadas por sistemas que atuam fora do território paranaense, mas que impactam diretamente o clima no Estado.

Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, uma frente fria começa a se formar no fim de semana ao sul do continente, entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Oceano Atlântico. Associado a esse sistema, também há previsão da formação de um ciclone extratropical. “Esses sistemas não devem passar diretamente sobre o Paraná, mas já provocam impactos a partir desta quinta-feira”, explica Kneib.

Chuva retorna e temporais se espalham

Nesta quinta-feira (8), as chuvas retornam com mais intensidade, principalmente nas regiões do Litoral e do Oeste do Paraná. A partir de sexta-feira (9) até domingo (11), temporais podem atingir todas as regiões do Estado.

Na sexta, o impacto tende a ser maior no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Leste, sobretudo durante a tarde. A combinação entre calor e umidade favorece a formação das chamadas chuvas de verão, que costumam ocorrer de forma rápida, mas intensa.

Leia também: Tornado de categoria F1 é registrado no Paraná no Dia de Ano-Novo; veja o vídeo

“Essas pancadas podem vir acompanhadas de queda de granizo, rajadas de vento moderadas a fortes e bastante incidência de raios”, detalha o meteorologista.

No sábado (10), mesmo sem avançar sobre o Paraná, a frente fria se aproxima ainda mais e intensifica os temporais. A previsão indica chuva em vários momentos do dia, com maior volume de precipitação e possibilidade de eventos mais severos nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e na Região Metropolitana de Curitiba. O Litoral também pode registrar temporais no fim do dia.

Já no domingo (11), o tempo segue instável. A chuva perde força no Oeste e Sudoeste, mas permanece com maior intensidade em outras regiões, principalmente durante a tarde e início da noite.

Calor acima dos 30°C e alerta de riscos

As temperaturas devem ultrapassar os 30 °C em todas as regiões do Paraná na sexta e no sábado, podendo passar dos 33 °C no Litoral, Oeste e Norte do Estado. O calor começa a diminuir no domingo, e na segunda-feira (12) a maior nebulosidade deve provocar redução das temperaturas máximas.

O boletim de gestão de riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, aponta risco moderado para tempestades localizadas entre a tarde e a noite de sexta-feira em todo o Paraná. Há possibilidade de chuva intensa em curto período, com ocorrência pontual de enxurradas, destelhamentos e queda de galhos.

No sábado, o risco sobe para alto nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, permanecendo moderado nas demais áreas do Estado.

(Com informações da Agência Estadual)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.