Alunos da rede municipal de Umuarama recebem merenda escolar mesmo nas férias
Os alunos da rede municipal de ensino de Umuarama estão recebendo merenda mesmo no período de férias escolares. Isso faz parte de uma ação importante criada no ano passado pela atual administração. O objetivo é garantir a alimentação de centenas de alunos durante o recesso escolar.
O Projeto Refeição nas Férias, lançado de julho de 2025 pelo prefeito Fernando Scanavaca, retornou em dezembro com a distribuição de mais de 700 refeições diárias nas escolas do município, atendendo crianças que têm na merenda escolar talvez a sua principal refeição do dia.
Para planejar o atendimento aos alunos, a Secretaria Municipal de Educação realizou o cadastramento dos interessados, adquiriu os alimentos necessários e marmitas térmicas para a distribuição.
“Tivemos 714 alunos cadastrados, que já estão recebendo a merenda em mais de 20 unidades educacionais da cidade e dos distritos de Serra dos Dourados, Lovat e Santa Eliza”, explicou a secretária da Educação, Letícia Labiak Pereira.
A refeição é bem balanceada e preparada com carinho pelas merendeiras, sob a supervisão de nutricionistas do município com alimentos bem fresquinhos. Tem arroz, feijão, carnes, legumes, salada e sempre uma saborosa fruta (foto). O cardápio é bem variado. “Além de matar a fome, uma boa alimentação ajuda no desenvolvimento das crianças, tanto físico quanto intelectual”, afirmou o prefeito.
O município tem a preocupação de servir merenda de qualidade em todas as nossas escolas e centros de educação infantil (CMEIs), durante todo o ano letivo. “Com esse programa, estendemos essa atenção também durante as férias escolares, para as famílias que se cadastraram. Mesmo sem aulas, a merenda que os alunos tanto apreciam está disponível, garantindo a nutrição e qualidade de vida”, destacou Scanavaca.
A secretária Letícia informou os pontos de distribuição das refeições, onde a entrega é feita das 11h30 às 12h30. São as escolas Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, Ouro Branco, Jardim União, São Cristóvão, Padre José de Anchieta, Paulo Freire, Vinícius de Morais, Manoel Bandeira, São Francisco, Malba Tahan e Souza Naves.
Também ocorre distribuição nos CMEIs Madre Paulina, Vilmar Silveira, Maria Yokohama e Jardim Birigui, e ainda nas escolas Analides Caruso de Oliveira, Vinícius de Morais, Cândido Portinari, Serra dos Dourados, Papa Pio XII (Lovat) e Carlos Gomes (Santa Eliza).
A iniciativa assegura que os alunos mantenham o consumo de uma refeição completa e adequada, nutricionalmente, no período de recesso escolar, o que garante a segurança alimentar e nutricional dos estudantes em situação de vulnerabilidade social.
O projeto tem um empenho muito grande da equipe da Divisão de Alimentação Escolar, no planejamento e na logística; das próprias intuições de ensino, no contato com as famílias dos alunos; e principalmente o trabalho das merendeiras, que confeccionam as marmitas com capricho e carinho.
(Informações: Assessoria PMU)





