Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Tornado de categoria F1 é registrado no Paraná no Dia de Ano-Novo; veja o vídeo

Tornado de categoria F1 é registrado no Paraná no Dia de Ano-Novo; veja o vídeo
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 2 de janeiro de 2026 às 16h51 - Modificado em 2 de janeiro de 2026 às 16h58

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou que um tornado de categoria F1 atingiu a localidade de Arroio Guaçu, no município de Mercedes, no oeste do Estado, no fim da tarde desta quinta-feira (1º). A classificação foi feita a partir da análise de imagens de formação de nuvens, registros de radar e relatos de estragos causados pelo vento.

De acordo com o Simepar, o fenômeno teve curta duração e apresentou ventos estimados em cerca de 120 km/h, conforme a escala Fujita, utilizada para classificar tornados com base na intensidade dos danos provocados. Apesar do registro, até o fim da manhã desta sexta-feira (2), a Defesa Civil municipal não havia aberto ocorrência junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, a tendência é de diminuição dos eventos severos nos próximos dias. “O tempo começou a mudar ao longo desta sexta-feira. Um ar mais seco já está se aproximando do Estado, tanto que nas regiões Oeste e Sudoeste já não se espera eventos severos como foram registrados ao longo da semana”, explicou.

A previsão indica que, no Norte, Campos Gerais e Leste do Paraná, ainda podem ocorrer chuvas rápidas no período da tarde. No Noroeste, as precipitações devem se distribuir em diferentes momentos do dia. Mesmo com maior nebulosidade, o tempo segue abafado em todo o Estado.

No sábado (3), uma massa de ar menos aquecida e com menor umidade avança sobre grande parte do Paraná, reduzindo o volume de chuvas. No Litoral, ainda há previsão de pancadas isoladas, mas com baixos acumulados. Na Região Metropolitana de Curitiba, o sol aparece entre nuvens, enquanto no interior predomina a nebulosidade variável. No Oeste e Sudoeste, pode ocorrer garoa ocasional à tarde.

Fotos Matérias 2026 01 02t163502.334
Imagens de nuvens e danos causados pelo vento levaram o Simepar a classificar o fenômeno como tornado F1 no oeste do Estado (Foto Rede Social)

Já no domingo (4), o tempo deve permanecer estável, com maior presença do sol no interior do Estado e queda nas temperaturas. No Leste, a circulação de ventos do oceano para o continente deve manter a umidade elevada. “Por conta da Serra do Mar, a nebulosidade ficará mais presente, e por isso as temperaturas máximas vão diminuir bastante”, afirmou Kneib.

Após uma semana com temperaturas próximas ou acima dos 30 °C em vários municípios, os termômetros devem registrar máximas na casa dos 20 °C em Curitiba e Região Metropolitana no domingo. No Litoral, as temperaturas devem variar entre 23 °C e 24 °C, com possibilidade de garoa ocasional.

O Simepar conta com uma estrutura formada por 120 estações hidrometeorológicas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas. Os dados produzidos subsidiam ações de órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, auxiliando no monitoramento de eventos extremos, como chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos, incêndios e secas.

Informações detalhadas da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site do Simepar, com atualizações duas vezes ao dia.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias e imagens de redes sociais)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.