Projeto DengueBot garante 1º lugar a estudantes do Colégio José Balan em competição no Paraná
Equipe de três alunos recebeu premiação na categoria Tecnologia da FENAAH/S e foi selecionada para a Febic 2026
O projeto DengueBot garantiu o primeiro lugar para os estudantes do Colégio Estadual Vereador José Balan na Feira Científica de Altas Habilidades/Superdotação (FENAAH/S), um dos eventos de maior importância para estudantes de escolas públicas. Sob orientação dos professores Maikon Douglas Schmidt e Gisele Mara Negrissoli, os alunos Gustavo Lima de Araujo, Gustavo Dosso Francischini da Silva e Ana Julia dos Santos França desenvolveram um robô que auxilia no combate ao mosquito da dengue.
O protótipo DengueBot, funciona como um robô autônomo destinado a auxiliar no combate ao mosquito da dengue em ambientes escolares. Segundo o colégio, o projeto recebeu destaque dos avaliadores. A equipe conquistou bolsas de iniciação científica e foi classificada para apresentar o trabalho na FEBIC 2026, que ocorrerá em Santa Catarina.

Além do projeto premiado, o colégio inscreveu outros dois trabalhos: uma maquete inteligente que simula o reaproveitamento de água da chuva utilizando Arduino Uno e ESP32, e um jogo educativo de matemática criado no Scratch e inspirado em animes, voltado ao ensino da operação de divisão.
Ao OBemdito, o Colégio Balan disse que a participação da escola na feira revela o quanto a instituição busca o incentivo à pesquisa científica, à inovação e ao protagonismo estudantil, considerando os avanços no desenvolvimento de projetos educacionais voltados à tecnologia e à inclusão.
Sobre a competição
A feira é promovida pelo Estado do Paraná e reúne iniciativas criadas por estudantes com altas habilidades e superdotação de escolas públicas. O evento busca estimular ciência, cultura e inclusão, além de valorizar talentos e fortalecer práticas de educação inclusiva.
Em sua quarta edição, a FENAAH/S recebeu cerca de 300 projetos, envolvendo mais de 650 mil estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Leia também: Exposição no Colégio José Balan reúne 53 telas feitas por alunos sobre cultura negra e indígena







