Fotos: Pascom - Paróquia Nossa Senhora de Fátima
A Diocese de Umuarama realizou uma celebração alusiva ao Jubileu dos Encarcerados na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco). A programação no município também contou com atividades com a comunidade em geral, como a acolhida de pereguinos e Santa Missa.
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Cruzeiro do Oeste, realizou o Jubileu dos Encarcerados na última quinta-feira (20). O pároco Frei Valentim Pesente, OFMCap, foi o responsável pela organização. A ação fez parte da programação diocesana dedicada à oração, reflexão e proximidade pastoral com as pessoas privadas de liberdade. Estiveram presentes cerca de 300 peregrinos nesse dia.
As atividades iniciaram às 13h, com concentração e acolhida dos peregrinos na Praça Carroção de Boi, na área central da cidade. Às 13h30, houve o início a peregrinação jubilar em direção à Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco), conduzida com a Cruz Peregrina e a oração do Terço da Misericórdia.
Durante o evento esteve presente o Diretor da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste, Sandro Marcos Bariquelo, e o Doutor Altair Rodrigues Lopes Filho, Juiz Substituto da 27ª Seção Judiciária com sede na Comarca de Cruzeiro do Oeste.
O bispo diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, OFMConv., participou ativamente do Jubileu dos Encarcerados. Ao se referir a esse momento tão importante para aqueles que estão privados de liberdade, Dom Mamede ressaltou a esperança.
“Talvez seja o Jubileu de maior esperança. Parecem ser gente descartável pela forma como vivem. Mas, para Deus, não! Isso que é interessante: para Deus não é, e não pode ser para outra pessoa. […] Deus abençoe a todos.”, finalizou.
Às 14h30, foi celebrada a Santa Missa Jubilar na quadra coberta da antiga Escola Municipal Rocha Pombo, próxima à unidade prisional. Em seguida, às 15h30, os participantes conduziram a Cruz Peregrina para o interior da penitenciária, onde a direção permitiu a entrada apenas de um grupo de representantes.
Durante o momento celebrativo, o Frei Valentim destacou o sentido espiritual do encontro:
“Com muita alegria, celebramos aqui, em nossa paróquia, Nossa Senhora de Fátima, o Jubileu dos Encarcerados, um evento diocesano no qual desejamos que a esperança ultrapasse os muros e as grades de todos os presídios. Que nossos irmãos privados de liberdade se sintam encorajados a buscar a conversão e a renovar o coração. Este é, certamente, um momento importante para toda a nossa Diocese.”
O Jubileu dos Encarcerados reafirma o compromisso pastoral da comunidade com a dignidade humana e com a presença solidária junto à população encarcerada.
Leia também: PPPR e Senai formam 40 apenados em curso de técnicas de costura industrial na Peco.
(Informações: Assessoria Diocesana)
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais