Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Diocese faz celebração do Jubileu dos Encarcerados na Penitenciária de Cruzeiro do Oeste

O Bispo Dom João Mamede e outros representantes conduziram a Cruz Peregrina pela Penitenciária e fizeram a oração do Terço da Misericórdia

Fotos: Pascom - Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Diocese faz celebração do Jubileu dos Encarcerados na Penitenciária de Cruzeiro do Oeste
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 26 de novembro de 2025 às 21h26 - Modificado em 26 de novembro de 2025 às 21h26

A Diocese de Umuarama realizou uma celebração alusiva ao Jubileu dos Encarcerados na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco). A programação no município também contou com atividades com a comunidade em geral, como a acolhida de pereguinos e Santa Missa.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Cruzeiro do Oeste, realizou o Jubileu dos Encarcerados na última quinta-feira (20). O pároco Frei Valentim Pesente, OFMCap, foi o responsável pela organização. A ação fez parte da programação diocesana dedicada à oração, reflexão e proximidade pastoral com as pessoas privadas de liberdade. Estiveram presentes cerca de 300 peregrinos nesse dia.

As atividades iniciaram às 13h, com concentração e acolhida dos peregrinos na Praça Carroção de Boi, na área central da cidade. Às 13h30, houve o início a peregrinação jubilar em direção à Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco), conduzida com a Cruz Peregrina e a oração do Terço da Misericórdia.

Durante o evento esteve presente o Diretor da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste, Sandro Marcos Bariquelo, e o Doutor Altair Rodrigues Lopes Filho, Juiz Substituto da 27ª Seção Judiciária com sede na Comarca de Cruzeiro do Oeste.

Bispo participou do Jubileu dos Encarcerados

O bispo diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, OFMConv., participou ativamente do Jubileu dos Encarcerados. Ao se referir a esse momento tão importante para aqueles que estão privados de liberdade, Dom Mamede ressaltou a esperança.

“Talvez seja o Jubileu de maior esperança. Parecem ser gente descartável pela forma como vivem. Mas, para Deus, não! Isso que é interessante: para Deus não é, e não pode ser para outra pessoa. […] Deus abençoe a todos.”, finalizou.

Às 14h30, foi celebrada a Santa Missa Jubilar na quadra coberta da antiga Escola Municipal Rocha Pombo, próxima à unidade prisional. Em seguida, às 15h30, os participantes conduziram a Cruz Peregrina para o interior da penitenciária, onde a direção permitiu a entrada apenas de um grupo de representantes.

Diocese Faz Celebração Do Jubileu Dos Encarcerados Na Peco (2)

Compromisso pastoral com a comunidade

Durante o momento celebrativo, o Frei Valentim destacou o sentido espiritual do encontro:

“Com muita alegria, celebramos aqui, em nossa paróquia, Nossa Senhora de Fátima, o Jubileu dos Encarcerados, um evento diocesano no qual desejamos que a esperança ultrapasse os muros e as grades de todos os presídios. Que nossos irmãos privados de liberdade se sintam encorajados a buscar a conversão e a renovar o coração. Este é, certamente, um momento importante para toda a nossa Diocese.”

O Jubileu dos Encarcerados reafirma o compromisso pastoral da comunidade com a dignidade humana e com a presença solidária junto à população encarcerada.

Leia também: PPPR e Senai formam 40 apenados em curso de técnicas de costura industrial na Peco.

Diocese Faz Celebração Do Jubileu Dos Encarcerados Na Peco (4)
Diocese Faz Celebração Do Jubileu Dos Encarcerados Na Peco (3)

(Informações: Assessoria Diocesana)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.