Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

PPPR e Senai formam 40 apenados em curso de técnicas de costura industrial na Peco

A qualificação profissional no sistema penitenciário tem um papel fundamental na reinserção social de presos

Fotos: Assessoria PPPR
PPPR e Senai formam 40 apenados em curso de técnicas de costura industrial na Peco
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 1 de outubro de 2025 às 16h04 - Modificado em 1 de outubro de 2025 às 16h06

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) e o Senai realizaram a formatura de 40 apenados no curso de técnicas de costura industrial na Peco (Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste). O curso é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), através da PPPR, e a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR).

O coordenador regional da PPPR em Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis, falou sobre a iniciativa que contemplou 40 pessoas privadas de liberdade (PPL). “A qualificação profissional no sistema penitenciário tem um papel fundamental na reinserção social de pessoas privadas de liberdade. E a oferta de cursos profissionalizantes dentro das unidades prisionais permite que os internos adquiram habilidades técnicas. Bem como, desenvolvam senso de responsabilidade e fortaleçam sua autoestima”, explicou.

Reis acrescentou que, “além disso, cria perspectivas de empregabilidade no retorno à liberdade, reduzindo as chances de reincidência criminal e promovendo a autonomia financeira”.

O vice-diretor da Peco, Diogo Fardin, afirma que “essa oportunidade de realizar estes cursos na unidade penal faz com que as PPL possam adquirir habilidades e competências. Dessa forma, capacitando-as para a inserção de diversas funções no mercado de trabalho, oportunizando o seu sustento e de sua família, dignamente”, disse.

Pppr E Senai Formam 40 Apenados Em Costura Industrial Na Peco (4)

Ressocialização e transformação pessoal

Maria de Lourdes de Oliveira, pedagoga da unidade penal, também falou sobre a iniciativa. “Esses cursos são de extrema importância. São um mecanismo eficaz para a ressocialização e integração, oferecendo condições de acesso ao mercado de trabalho a PPL após o retorno do convívio na sociedade”, destacou.

Primeiramente, a PPPR busca, com a qualificação profissional, a promoção da transformação pessoal, elevando a autoestima e o senso de propósito. Para a sociedade, essa iniciativa contribui para a construção de um ambiente mais seguro e justo. Além disso, faz com que a educação impulsione a mudança e a inclusão social.

Pppr E Senai Formam 40 Apenados Em Costura Industrial Na Peco (3)

Parceria entre a PPPR e o Senai

O Senai é parceiro da Polícia Penal desde o ano de 2013. Neste período realizou cursos de Auxiliar de Eletricidade Predial, Instalador Hidráulico Residencial, Pintor de Obras Imobiliárias, Técnicas de Costura Industrial. Ao todo, a parceria rendeu 8 cursos com 160 concluintes.

Nos anos de 2014 a 2016, o senai ofertou o Curso de Mídia Impressa “Coletâneas – Os Especialistas e Competências Transversais”. A capacitação envolveu 2.241 custodiados ao longo da parceria.

Segundo a pedagoga responsável do Senai, Patricia Rafaella da Silva Fernandes, “essa parceria marca um avanço importante na promoção da educação e da qualificação profissional para pessoas privadas de liberdade”.

Patricia explica a importância de ofertar qualificação profissional aos apenados. “Por meio dessa iniciativa, diversos cursos técnicos são oferecidos dentro dos estabelecimentos penais. Dessa forma, permitimos que os internos desenvolvam habilidades práticas e adquiram conhecimentos essenciais para sua reinserção no mercado de trabalho. Mais do que ensino, essa parceria é uma ferramenta de reintegração social, preparando os custodiados para uma vida produtiva após a pena, reduzindo a reincidência e fortalecendo a cidadania”, explicou.

Pppr E Senai Formam 40 Apenados Em Costura Industrial Na Peco (2)

(Informações: Assessoria PPPR)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.