Em Umuarama, ventos de mais de 90 km/h derrubaram árvores; uma delas interditou a avenida Maringá durante o temporal (Rudson de Souza/OBemdito)
O fim de semana foi marcado por temporais severos no Paraná, que levaram o governo estadual a anunciar a liberação de R$ 50 milhões para apoiar prefeituras na reconstrução de áreas atingidas. Em apenas dois dias, três estações meteorológicas do Simepar registraram volumes de chuva equivalentes ou superiores ao acumulado histórico de todo o mês de novembro.
As rajadas de vento ultrapassaram 90 km/h em algumas regiões. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o cenário foi resultado da combinação entre calor, alta umidade e a formação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, norte da Argentina e o próprio território paranaense.
Em Campo Mourão, onde a média de novembro é de 128,8 milímetros, já choveu 147 mm. Em Cianorte, o acumulado chegou a 127,8 mm, superando a média mensal de 100,1 mm. Já em Santa Helena, o volume atingiu 210,6 mm, contra uma média histórica de 152,5 mm.
Os ventos também chamaram atenção: Cornélio Procópio registrou 95,5 km/h e Santo Antônio da Platina, 91 km/h. Houve ainda queda de granizo em diversas cidades, entre elas Mandaguari, Jandaia do Sul, Cianorte, Mandaguaçu, Entre Rios do Oeste, Planalto e Campo Mourão.
“Essas tempestades se formaram pela combinação de calor e umidade elevados na atmosfera, junto à intensificação de uma baixa pressão entre Paraguai e Norte da Argentina”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Na manhã desta segunda (3), a chuva continuou de forma irregular. Até as 10h15, os acumulados chegaram a 55,6 mm em Cândido de Abreu, 39,6 mm em Ubiratã e 20 mm em Cianorte.
“Ao longo da tarde, as instabilidades se intensificam, com precipitações fortes e bem distribuídas, principalmente nas regiões Norte, Campos Gerais e Leste”, afirma Bianca de Ângelo, meteorologista do Simepar.
Apesar da instabilidade, as temperaturas seguem elevadas, próximas de 30°C no Oeste, em cidades como Altônia, Santa Helena e Foz do Iguaçu. No Leste, os termômetros marcam cerca de 22°C.
A partir de terça-feira (4), a tendência é de redução das chuvas. O sol volta a predominar no Oeste, elevando as temperaturas acima dos 30°C, enquanto o Leste terá períodos de nebulosidade e possibilidade de chuva fraca no litoral.
Na quarta (5), a formação de um novo sistema de baixa pressão sobre o Paraguai deve provocar chuvas intensas no Oeste, avançando para outras regiões ao longo do dia. As temperaturas caem levemente, mas permanecem acima dos 25°C.
Na quinta (6), a intensidade das precipitações diminui, mas ainda são esperadas pancadas isoladas em todo o estado, especialmente no Oeste.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais