Lote 4 prevê 627,5 km de rodovias entre 33 municípios, com duplicações, contornos e ciclovias, além de praças de pedágio (Foto AEN)
O leilão do Lote 4 de rodovias do Paraná, realizado na quinta-feira (23) na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, definiu a empresa responsável pelas futuras praças de pedágio da PR-323, uma das rodovias mais movimentadas do Noroeste do Estado.
O Consórcio Infraestrutura PR, do Grupo EPR, venceu a disputa ao oferecer o maior desconto sobre a tarifa básica: 21,30%. A empresa será responsável por construir e administrar as novas praças pelos próximos 30 anos.
Francisco Alves (km 530,200) – fim da PR-323 e início da BR-272, coordenadas 24°03’53.29″ S e 53°52’48.85″ O.
Umuarama (km 311,000) – coordenadas 23°51’30.96″ S e 53°22’49.13″ O.
Cianorte (km 236,600) – coordenadas 23°43’58.50″ S e 52°45’41.55″ O.
Jussara (km 186,000) – coordenadas 23°35’40.71″ S e 52°19’15.02″ O.
A localização dos pedágios foi definida a partir das coordenadas dos projetos repassados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). No caso específico de Umuarama, a futura praça de pedágio será instalada após a Torre Eiffel, um ponto de referência local por ser atração turística.
Para o motorista que percorrer o trajeto entre Maringá e Francisco Alves, os valores projetados das tarifas para carros de passeio (categoria 1) são: R$ 7,59 em Francisco Alves (podendo cair a R$ 5,97 com desconto), R$ 10,47 em Cianorte (R$ 8,24 com desconto), R$ 14,14 em Jussara (R$ 10,82 com desconto) e R$ 14,61 em Umuarama (R$ 11,40 com desconto).
O Lote 4 abrange 627,5 quilômetros de rodovias federais e estaduais em 33 municípios das regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná, com previsão de R$ 18 bilhões em investimentos. Entre as obras estão:
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o modelo de concessões do Paraná é o mais vantajoso da história do Estado. “Durante anos, o pedágio foi uma ferida aberta. Agora temos transparência, tarifas menores e obras reais. Só nos dois primeiros lotes já são mais de R$ 2 bilhões em intervenções”, afirmou.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou o protagonismo do Paraná em infraestrutura, apontando que o investimento total nos seis lotes do programa deve chegar a R$ 96 bilhões, tornando o Estado referência nacional.
Em Cianorte, a duplicação da PR-323 incluirá interseções viárias, passagens elevadas e novas pontes sobre os rios Catingueiras e dos Índios. O prefeito Marco Franzato afirmou: “A duplicação é essencial para o agronegócio e para a mobilidade da região.”
O modelo prevê descontos de 5% para pagamentos automáticos (tag) e o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que reduz progressivamente a tarifa conforme o uso do mesmo trecho. Motociclistas estarão isentos da cobrança.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou que o resultado do leilão reforça a credibilidade do Estado: “O investidor sabe que aqui há segurança jurídica e seriedade. O modelo paranaense se consolidou como referência nacional.”
O último leilão do programa, referente ao Lote 5, será realizado no dia 30 de outubro, também na B3, com investimentos previstos de R$ 11,7 bilhões em 430 km de rodovias.
(Com imagens e coordenadas do Google Maps e AEN)
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