Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Confira os valores dos futuros pedágios na PR-323 entre Maringá e Francisco Alves

EPR vence leilão do Lote 4 e projeta tarifas até 21% mais baratas nas futuras praças de pedágio da PR-323 (Foto Ilustrativa/Geraldo Bubniak/AEN)
Confira os valores dos futuros pedágios na PR-323 entre Maringá e Francisco Alves
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 24 de outubro de 2025 às 10h32 - Modificado em 24 de outubro de 2025 às 13h15

O leilão do Lote 4 de rodovias do Paraná, realizado nesta quinta-feira (23) na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, definiu a empresa responsável pela futura operação das novas praças de pedágio que serão instaladas ao longo da PR-323, uma das rodovias mais movimentadas do Noroeste do Estado.

O Consórcio Infraestrutura PR, do Grupo EPR, venceu a disputa ao apresentar o maior desconto entre os concorrentes, 21,30% sobre a tarifa básica, e será o responsável por construir e administrar as estruturas pelos próximos 30 anos.

Com o resultado, foram divulgadas as projeções de valores para carros de passeio (categoria 1), que servirão de referência quando as praças entrarem em funcionamento. Segundo os cálculos apresentados, as tarifas na PR-323 podem variar entre R$ 5,97 e R$ 14,61, dependendo do trecho.

Para o motorista que percorre o trajeto entre Maringá e Francisco Alves, o caminho contará futuramente com praças de pedágio em Umuarama, Jussara, Cianorte e Francisco Alves. Os valores projetados são: R$ 7,59 em Francisco Alves (podendo cair a R$ 5,97 com desconto), R$ 10,47 em Cianorte (R$ 8,24 com desconto), R$ 14,14 em Jussara (R$ 10,82 com desconto) e R$ 14,61 em Umuarama (R$ 11,40 com desconto).

Lote 4

O Lote 4 inclui 627,5 quilômetros de rodovias federais e estaduais, abrangendo 33 municípios das regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná. A previsão é de R$ 18 bilhões em investimentos, com 239 quilômetros de duplicações, 157 de faixas adicionais, 59 de contornos e 50 quilômetros de ciclovias.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o modelo atual de concessões é o mais vantajoso da história do Estado. “Durante anos o pedágio foi uma ferida aberta no Paraná. Agora temos um modelo transparente, com tarifas mais baixas e obras reais. Já são mais de R$ 2 bilhões em intervenções só nos dois primeiros lotes”, afirmou.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou que o Paraná se tornou exemplo nacional em infraestrutura. “O Estado conseguiu unir rodovias estaduais e federais em um modelo inovador. O investimento total com os seis lotes deve chegar a R$ 96 bilhões, o maior programa rodoviário da história do Brasil”, disse.

Entre as obras previstas, a duplicação da PR-323 entre Maringá e Guaíra é o destaque, com quase 160 quilômetros de pistas duplas. O trecho entre Doutor Camargo e Umuarama terá 114 quilômetros de duplicação, além de nova ponte sobre o Rio Ivaí, faixas marginais, passarelas e ciclovias. Também estão previstos contornos em Maringá, Londrina, Nova Londrina e Itaúna do Sul, que devem reduzir o tráfego urbano e melhorar o escoamento da produção agrícola.

Em Cianorte, o projeto inclui interseções viárias, passagens elevadas e novas pontes sobre os rios Catingueiras e dos Índios. “A duplicação da 323 vai trazer desenvolvimento para toda a região. É essencial para o agronegócio e para a mobilidade”, disse o prefeito Marco Franzato.

A concessão prevê ainda descontos para quem utiliza pagamento automático (tag), com redução adicional de 5%, além do Desconto de Usuário Frequente (DUF), que reduz a tarifa conforme o número de passagens pelo mesmo trecho. Motociclistas serão isentos de cobrança.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou que o sucesso do leilão reforça a credibilidade do Paraná. “O investidor sabe que aqui há segurança jurídica e seriedade. O modelo paranaense se consolidou como referência para todo o país”, afirmou.

O último leilão do programa de concessões, referente ao Lote 5, está marcado para o dia 30 de outubro, também na B3, e prevê investimentos de R$ 11,7 bilhões em 430 quilômetros de rodovias.

TABELA — Valores projetados de pedágio para carros de passeio (categoria 1)

Praça de PedágioValor de Leilão (R$)Valor com Desconto (R$)Situação atual
Francisco Alves7,595,97Praça a ser implantada
Cianorte10,478,24Praça a ser implantada
Jussara14,1410,82Praça a ser implantada
Umuarama14,6111,40Praça a ser implantada

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