Confira os valores dos futuros pedágios na PR-323 entre Maringá e Francisco Alves
O leilão do Lote 4 de rodovias do Paraná, realizado nesta quinta-feira (23) na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, definiu a empresa responsável pela futura operação das novas praças de pedágio que serão instaladas ao longo da PR-323, uma das rodovias mais movimentadas do Noroeste do Estado.
O Consórcio Infraestrutura PR, do Grupo EPR, venceu a disputa ao apresentar o maior desconto entre os concorrentes, 21,30% sobre a tarifa básica, e será o responsável por construir e administrar as estruturas pelos próximos 30 anos.
Com o resultado, foram divulgadas as projeções de valores para carros de passeio (categoria 1), que servirão de referência quando as praças entrarem em funcionamento. Segundo os cálculos apresentados, as tarifas na PR-323 podem variar entre R$ 5,97 e R$ 14,61, dependendo do trecho.
Para o motorista que percorre o trajeto entre Maringá e Francisco Alves, o caminho contará futuramente com praças de pedágio em Umuarama, Jussara, Cianorte e Francisco Alves. Os valores projetados são: R$ 7,59 em Francisco Alves (podendo cair a R$ 5,97 com desconto), R$ 10,47 em Cianorte (R$ 8,24 com desconto), R$ 14,14 em Jussara (R$ 10,82 com desconto) e R$ 14,61 em Umuarama (R$ 11,40 com desconto).
Lote 4
O Lote 4 inclui 627,5 quilômetros de rodovias federais e estaduais, abrangendo 33 municípios das regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná. A previsão é de R$ 18 bilhões em investimentos, com 239 quilômetros de duplicações, 157 de faixas adicionais, 59 de contornos e 50 quilômetros de ciclovias.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o modelo atual de concessões é o mais vantajoso da história do Estado. “Durante anos o pedágio foi uma ferida aberta no Paraná. Agora temos um modelo transparente, com tarifas mais baixas e obras reais. Já são mais de R$ 2 bilhões em intervenções só nos dois primeiros lotes”, afirmou.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou que o Paraná se tornou exemplo nacional em infraestrutura. “O Estado conseguiu unir rodovias estaduais e federais em um modelo inovador. O investimento total com os seis lotes deve chegar a R$ 96 bilhões, o maior programa rodoviário da história do Brasil”, disse.
Entre as obras previstas, a duplicação da PR-323 entre Maringá e Guaíra é o destaque, com quase 160 quilômetros de pistas duplas. O trecho entre Doutor Camargo e Umuarama terá 114 quilômetros de duplicação, além de nova ponte sobre o Rio Ivaí, faixas marginais, passarelas e ciclovias. Também estão previstos contornos em Maringá, Londrina, Nova Londrina e Itaúna do Sul, que devem reduzir o tráfego urbano e melhorar o escoamento da produção agrícola.
Em Cianorte, o projeto inclui interseções viárias, passagens elevadas e novas pontes sobre os rios Catingueiras e dos Índios. “A duplicação da 323 vai trazer desenvolvimento para toda a região. É essencial para o agronegócio e para a mobilidade”, disse o prefeito Marco Franzato.
A concessão prevê ainda descontos para quem utiliza pagamento automático (tag), com redução adicional de 5%, além do Desconto de Usuário Frequente (DUF), que reduz a tarifa conforme o número de passagens pelo mesmo trecho. Motociclistas serão isentos de cobrança.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou que o sucesso do leilão reforça a credibilidade do Paraná. “O investidor sabe que aqui há segurança jurídica e seriedade. O modelo paranaense se consolidou como referência para todo o país”, afirmou.
O último leilão do programa de concessões, referente ao Lote 5, está marcado para o dia 30 de outubro, também na B3, e prevê investimentos de R$ 11,7 bilhões em 430 quilômetros de rodovias.
TABELA — Valores projetados de pedágio para carros de passeio (categoria 1)
| Praça de Pedágio | Valor de Leilão (R$) | Valor com Desconto (R$) | Situação atual |
|---|---|---|---|
| Francisco Alves | 7,59 | 5,97 | Praça a ser implantada |
| Cianorte | 10,47 | 8,24 | Praça a ser implantada |
| Jussara | 14,14 | 10,82 | Praça a ser implantada |
| Umuarama | 14,61 | 11,40 | Praça a ser implantada |





