Foto: Deposit Photos
Estávamos a 3 de abril de 1973 quando o engenheiro Martin Cooper fez a primeira chamada de telemóvel do mundo. O que antes era um dispositivo volumoso, utilizado para conversas pessoais rápidas, tornou-se uma ferramenta essencial para qualquer profissional; desde fazer chamadas a reuniões e ler e-mails, este pequeno dispositivo pode funcionar como o seu escritório portátil.
Até mesmo ferramentas de segurança como a ExpressVPN para dispositivos móveis demonstram o alcance dos smartphones, garantindo que os utilizadores podem trabalhar em segurança em redes públicas enquanto viajam.
Mas esta mudança não aconteceu de um dia para o outro; é uma longa história de mudanças tecnológicas e de como a vida profissional se adaptou a elas, especialmente na cultura de trabalho híbrido.
Vamos explorar a interessante viagem dos telemóveis no mundo profissional:
Os dispositivos móveis entraram no mercado de trabalho para chamadas rápidas e mensagens de texto. Profissionais como representantes de vendas e trabalhadores de campo, que não podiam depender de telefones fixos, descobriram que era uma grande invenção, pois agora podiam comunicar em qualquer lugar.
Outra mudança ocorreu no início dos anos 2000, com a chegada do BlackBerry e do iPhone. Agora, as pessoas não só podem ligar ou enviar mensagens curtas, como também podem gerir calendários, enviar e-mails e transferir documentos para qualquer lugar.
À medida que os telemóveis e a Internet se tornaram mais comuns e acessíveis, o fenómeno da “mobilidade no trabalho” acelerou, permitindo às pessoas aceder à base de dados da empresa e participar em conferências a partir de qualquer parte do mundo.
Hoje, existem muitas apps desenvolvidas especificamente para esse fim. Por exemplo, uma startup em Umuarama criou uma app para unificar informação em 399 municípios, demonstrando como a tecnologia móvel pode remodelar a comunicação em larga escala.
Os telemóveis modernos (ou melhor, os smartphones) podem fazer muito mais do que chamadas de voz e mensagens de texto:
E quase tudo!
…tudo isto em tempo real, independentemente da sua localização, fuso horário e outros fatores relevantes. Portanto, o seu telemóvel é como a sua miniestação de trabalho.
Hoje, a cultura de trabalho é fortemente influenciada por uma cultura de trabalho híbrido e remoto. Mas isso não teria sido possível com os telemóveis. Embora os computadores portáteis sejam importantes, permitem-lhe realizar muitas tarefas em qualquer lugar, mesmo quando não está no escritório ou em casa. Assim, pode manter-se ligado e produtivo a partir de qualquer lugar graças a aplicações móveis como o Zoom, Microsoft Teams e Slack, para citar algumas.
Para as empresas multinacionais e os trabalhadores remotos, os telemóveis também resolvem os desafios dos fusos horários. Os colaboradores e empregadores podem participar em reuniões, aprovar ficheiros e monitorizar fluxos de trabalho a qualquer hora e em qualquer lugar, resultando num tempo de inatividade mínimo e numa melhor capacidade de resposta.
Tudo isto reforça a necessidade de uma infraestrutura fiável e futurista. Felizmente, o governo e as empresas brasileiras estão a desenvolver esforços significativos nesse sentido. Por exemplo, em 2024, o Paraná investiu 7,6 milhões de reais em infraestruturas tecnológicas na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Da mesma forma, muitos outros estados do país estão a tomar iniciativas.
Hoje, a IA generativa transformou os smartphones numa ferramenta para a computação pessoal e profissional. De facto, a IA móvel está a redefinir o ambiente de trabalho em 2025 e mais além, tornando estes dispositivos portáteis ainda mais úteis para as atividades empresariais do dia a dia.
Desde assistentes de voz altamente responsivos a análises avançadas de dados, a IA e as suas tecnologias relacionadas estão a tornar os telemóveis mais inteligentes e rápidos na execução de tarefas complexas.
As redes 5G ultrarrápidas são outra força impulsionadora da mudança. Velocidades mais elevadas e menor latência permitem que as videochamadas de alta qualidade, as apps de realidade aumentada e as ferramentas de colaboração em tempo real funcionem sem problemas em dispositivos móveis.
Isto pode mudar diversos setores, como a arquitetura, a engenharia e a saúde, que exigem recursos visuais detalhados e uma rápida transferência de dados.
Com tudo isto e as tecnologias emergentes, a importância dos telemóveis no trabalho só tende a aumentar. Mas um ponto importante a salientar é que tanto os trabalhadores como as organizações devem utilizar as tecnologias de forma responsável para se manterem seguros e protegidos.
Em suma, o pequeno dispositivo inicialmente criado para uma chamada pode agora servir como um mini escritório portátil, moldando a forma como vive e trabalha.
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais