Foto: Arquivo pessoal
Uma saga iniciada há 16 anos está perto de terminar. O maringaense Wanderley Cesar Saldanha, conhecido como Karnegão, finalmente vê o sonho de trazer para casa um ônibus raro do Canadá se tornar realidade.
O Greyhound Scenicruiser, modelo fabricado entre 1954 e 1956 pela General Motors, passou nesta semana pelas últimas vistorias no Porto de Veracruz, no México. Assim, o veículo está pronto para embarcar rumo ao Porto de Zárate, na Argentina.
A previsão inicial indica que a viagem de navio deve durar entre 25 e 45 dias. Além disso, o embarque deve ocorrer nesta quarta-feira (19). “Estamos até sem dormir de tanta ansiedade”, afirma Karnegão, que está em sua quinta viagem internacional para concretizar o projeto.
O trajeto tem roteiro digno de cinema. Karnegão e a esposa, Valéria Saldanha, conhecida como Lili Karabina, enfrentam há anos uma sequência de entraves burocráticos e mecânicos. O ônibus começou a ser negociado em 2009 com um morador de Spences Bridge, uma pequena comunidade no Canadá. Desde então, o casal tenta superar documentos, vistos, reparos e custos elevados.
A raridade do veículo também amplia a complexidade da empreitada. Especialistas estimam que a indústria produziu apenas 1.001 unidades e que cerca de 30 ainda circulam no mundo. Portanto, a busca por peças e mão de obra qualificada exigiu paciência e persistência.
Karnegão encontrou o modelo pela internet e, após dois anos de negociação, viajou ao Canadá em 2012 para concluir a compra. O Scenicruiser custou US$ 11 mil, cerca de R$ 19,5 mil na época. No entanto, ao ver o ônibus, ele percebeu o estado precário do veículo, parado desde os anos 1980. Apesar disso, o projeto não foi abandonado.
Desde então, o casal viajou mais três vezes ao país norte-americano para dar continuidade à restauração. Eles também percorreram 2.600 quilômetros com o ônibus durante testes recentes. “Já andamos 2.600 quilômetros com o ônibus e não tivemos problemas mecânicos. O único problema foram os pneus, que precisaram ser trocados, mas agora estão novos”, explica.
Após o embarque no México, o casal deve retornar de avião para Maringá e aguardar a chegada do navio à Argentina. Assim que o Scenicruiser desembarcar, a última etapa da viagem começará por terra. Do Porto de Zárate até Maringá, são cerca de 1.850 quilômetros, percurso estimado em pouco mais de 20 horas.
Karnegão acredita que todo o esforço trará recompensa. “Se Deus quiser, todo esse esforço vai valer a pena. Quando o ônibus chegar a Maringá, ele será o único da América do Sul e meu sonho estará realizado”, diz.
Agora, o maringaense prepara os próximos passos. Ele pretende restaurar o veículo e rodar o país em exposições, compartilhando a história por trás de uma das maiores jornadas já vividas por um apaixonado por ônibus históricos.
(Com informações: GMC online)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais