Flores que parecem douradas contrastam com o verde das copas, criando um cenário de pura beleza (FOTO: ALEX NASCIMENTO/OBEMDITO)
Com a chegada da primavera, Umuarama se vê envolta em um cenário de beleza ainda maior. É a florada da Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides), árvore nativa do Brasil que, além de oferecer sombra, colore ruas, praças e avenidas com suas flores amarelas intensas. O resultado é um verdadeiro espetáculo natural que encanta moradores e visitantes, atraindo olhares e câmeras.
Conhecida por sua copa ampla e floração exuberante, a sibipiruna é amplamente utilizada no paisagismo urbano da cidade. Em Umuarama, ela está presente em diversos logradouros públicos, como a Avenida Paraná, praças e bairros, formando túneis floridos que se tornaram cartões-postais da estação.
A floração, que ocorre entre setembro e novembro, marca não apenas o início da primavera, mas também um momento de reconexão com a natureza.
“Cultivadas na cidade, em sua maioria, há mais de 60 anos, hoje essas árvores vêm sendo substituídas por espécies de porte menor e copas mais frondosas, sendo mantidas principalmente em praças e em áreas de preservação permanente), conforme informou Vanessa Soares, técnica em Meio Ambiente da Prefeitura.
A Sibipiruna é considerada uma espécie estratégica para o reflorestamento urbano e a recuperação de áreas degradadas. Além de embelezar a cidade, ela contribui para a biodiversidade, atraindo abelhas, pássaros e outros polinizadores. É uma árvore de rápido crescimento, resistente ao clima da região e com raízes não agressivas, características que a tornam ideal para áreas urbanas planejadas.
Apesar da grande quantidade de material orgânico decorrente da queda das flores nesta época, moradores e visitantes têm aproveitado o momento para registrar a florada da Sibipiruna e compartilhar as imagens nas redes sociais com entusiasmo.
A sensação é de que a cidade estende, todos os dias, um tapete dourado sob os pés, criando uma experiência única e inesquecível.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais