Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Secretário alerta contra boatos após suspeita de intoxicação em Cruzeiro do Oeste; vídeo

Flávio Posseti afirma que informações sobre o caso ainda são inconclusivas

Secretário alerta contra boatos após suspeita de intoxicação em Cruzeiro do Oeste; vídeo
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 7 de outubro de 2025 às 11h41 - Modificado em 7 de outubro de 2025 às 15h14

O secretário de Saúde de Cruzeiro do Oeste, Flávio Posseti, fez um pronunciamento nesta segunda-feira (6) para esclarecer informações sobre o caso de um jovem de 19 anos internado com suspeita de intoxicação por metanol.

Ele destacou que as investigações ainda estão em andamento e pediu à população que não compartilhe mensagens falsas relacionadas ao episódio.

“As informações ainda são inconclusivas e estão sendo tomadas atividades de Vigilância em Saúde, junto com a Polícia Civil e outras entidades de regulação, como a vigilância da Secretaria de Estado da Saúde”, afirmou Posseti.

O secretário explicou que o município foi orientado pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) a encaminhar o paciente para o hospital em Umuarama, após a suspeita inicial de intoxicação.

“Ele foi atendido em um hospital do município e, a pedido do CIATox, encaminhado para Umuarama como um caso suspeito de intoxicação por metanol”, disse.

Posseti também reforçou que as informações oficiais sobre o caso e sobre as medidas adotadas pela Saúde Municipal serão publicadas nos canais oficiais da Prefeitura.

“A população deve procurar informações que contenham segurança em suas fontes. Nós estaremos no site da Prefeitura colocando as informações sobre a evolução do caso e também esclarecimentos sobre as possíveis causas ou até mesmo novos casos que venham a ocorrer”, orientou.

O secretário alertou ainda para a circulação de áudios falsos em aplicativos de mensagens, com pessoas se passando por ele.

“Estamos tomando providências e investigando falsas mensagens e até mesmo mensagens de pessoas usando-se de falsidade ideológica, dizendo ser o secretário de Saúde e informando notícias que não condizem com o que a administração preconiza”, declarou.

Segundo Posseti, o momento exige responsabilidade e atenção da comunidade: “Que nós disseminemos sim informação, mas que ela seja de forma correta.

Tenho certeza que juntos nós vamos superar essa dificuldade, que vem exigir da saúde pública e dos órgãos de segurança um grande esforço para que nenhum cidadão venha a sofrer e a óbito por causa dela.”

O caso

O jovem de 19 anos, morador de Cruzeiro do Oeste, permanece internado em estado grave na UTI do Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Umuarama.

De acordo com a assessoria do hospital, ele está sob cuidados intensivos e aguarda o resultado de exames que confirmarão o diagnóstico.

O caso, ocorrido no domingo (5), acionou um alerta nas autoridades sanitárias da região. Conforme apurado, o rapaz teria ingerido um copo de uísque misturado com refrigerante – fato ainda não confirmado pelas investigações.

Cerca de três horas depois, começou a passar mal, desmaiou e sofreu múltiplas paradas cardiorrespiratórias.

Ele foi socorrido pela família, atendido pelo Samu, intubado e transferido com urgência para o hospital em Umuarama.

Por orientação do CIATox, a Secretaria de Saúde iniciou uma força-tarefa com a Polícia Civil, a Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica para realizar ações de inspeção em estabelecimentos comerciais. O objetivo é identificar e recolher possíveis bebidas adulteradas que contenham metanol.

“A partir deste momento são desencadeadas todas as atividades de vigilância. A Polícia Civil, a Vigilância em Saúde, ou seja, a Vigilância Epidemiológica e Sanitária, estão realizando atividades no comércio”, explicou Posseti.

A confirmação da presença de metanol no organismo do paciente depende de análises laboratoriais credenciadas pelo Ministério da Saúde, ainda sem prazo para divulgação.

(Com imagem de Danilo Martins/OBemdito)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.