Estado já soma 1,6 mil violações e país ultrapassa 36 mil (Foto Ilustrativa/freepik)
Umuarama registrou 25 casos de violência contra pessoas LGBTQIAPN+ em 2025, segundo dados do Painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O município aparece entre as dez cidades paranaenses com mais registros neste ano.
No Paraná, foram contabilizadas 1.640 violações de direitos até setembro, com 231 denúncias efetivadas. Em 2024, o estado havia somado 2.230 casos e 291 denúncias. Curitiba lidera os registros de 2025 (602), seguida por Maringá (135), Apucarana (83), Ponta Grossa (57), Londrina (54), Foz do Iguaçu (53), Cascavel (50), Araucária (41), Umuarama (25) e São José dos Pinhais (23).
No Brasil, a violência contra a população LGBTQIAPN+ se mantém em níveis alarmantes. Apenas em 2025 já são 36.443 casos, com 4.395 denúncias formalizadas. Em 2024, foram 48.475 ocorrências, sendo 5.681 denunciadas. O painel considera como violações situações que atentam contra os direitos humanos, como maus-tratos, agressões físicas, exploração sexual e tráfico de pessoas.
“A população LGBTQIA+ sofre diariamente com discriminação, muitas vezes velada, exclusão social, violação de direitos fundamentais, falta de apoio familiar e barreiras no acesso à educação e ao trabalho. Isso pode gerar sofrimento emocional profundo, depressão e até tentativas de suicídio”, afirma Camila Escorsin Scheifer, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera.
Qualquer pessoa pode registrar denúncias — seja vítima ou testemunha. Os canais disponíveis são:
As denúncias são essenciais para orientar políticas públicas e garantir a responsabilização dos agressores.
(OBemdito com informações da Cogna Educação e Ministério dos Direitos Humanos)
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais