Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Bolsonaro tem duas lesões compatíveis com câncer de pele, diz médico

Ex-presidente recebeu alta nesta quarta-feira (17) após internação no DF Star, em Brasília

Foto: Antônio Augusto/STF
Bolsonaro tem duas lesões compatíveis com câncer de pele, diz médico
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 17 de setembro de 2025 às 14h41 - Modificado em 17 de setembro de 2025 às 14h41

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve confirmadas duas lesões compatíveis com câncer de pele, segundo boletim médico divulgado nesta quarta-feira (17). Ele recebeu alta do Hospital DF Star, em Brasília, por volta das 13h40, após ser internado na véspera com crises de soluço, vômito e pressão baixa.

De acordo com o médico Claudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica responsável pelo acompanhamento, exames identificaram carcinoma de células escamosas “in situ” em duas das oito lesões removidas no último domingo (14). As áreas afetadas estavam localizadas no tórax e em um dos braços.

Segundo Birolini, as lesões são precoces e já foram retiradas, não havendo necessidade de tratamento adicional neste momento. O boletim médico acrescenta que Bolsonaro apresentou melhora clínica após receber hidratação e medicação endovenosa durante a internação. A função renal também foi restabelecida.

Ainda de acordo com os médicos, a recomendação é de acompanhamento regular devido à exposição solar acumulada ao longo dos anos sem proteção adequada. Leia abaixo a nota na íntegra:

“O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi admitido no Hospital DF Star na tarde do dia 16 de setembro, devido a quadro de vômitos, tontura, queda da pressão arterial e pré-síncope. Apresentou melhora dos sintomas e da função renal após hidratação e tratamento medicamentoso por via endovenosa. O laudo anátomo patológico das lesões cutâneas operadas no domingo mostrou a presença de carcinoma de células escamosas ‘in situ’, em duas das oito lesões removidas, com a necessidade de acompanhamento clínico e reavaliação periódica. Recebe alta hospitalar, mantendo o acompanhamento médico”.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar e foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por envolvimento em tentativa de golpe de Estado. Ele deve apresentar atestado médico ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também: Confira as penas de Jair Bolsonaro e de mais 7 condenados pelo STF
Leia também: Jair Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão, informa defesa

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.