Saúde

Paraná registra 863 casos de intoxicação infantil por medicamentos em 2025

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) reforçou nesta terça-feira (26) o alerta sobre o risco de intoxicação infantil causada pelo uso inadequado de medicamentos. Somente em 2025 já foram registrados 863 casos em crianças de até 12 anos, segundo dados da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações (DVVZI). Nos anos anteriores, os números foram ainda maiores: 1.221 em 2023 e 1.228 em 2024.

A maioria das ocorrências acontece dentro de casa, o que preocupa autoridades sobre a forma de armazenar os medicamentos. Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a prevenção começa no ambiente doméstico.

“No Brasil inteiro foram 9.800 casos. Mesmo o Paraná tendo quase 9% dos casos nacionalmente, temos um diferencial. Aqui todos os casos de intoxicação por medicamentos são notificados em tempo real”, disse.

O secretário fez um apelo aos pais: “Temos que cuidar do ambiente da nossa casa e deixar os remédios fora do alcance das crianças. Muitas vezes são pequenos que acabam ingerindo medicamentos e que podem causar um dano enorme à saúde.”

Orientações

A Sesa atua durante todo o ano com orientações, capacitações e campanhas educativas, que são intensificadas em outubro, quando as 22 Regionais de Saúde promovem ações específicas de conscientização sobre o uso correto e o armazenamento seguro de remédios.

Entre as orientações principais estão: nunca chamar remédio de “doce” ou “vitamina” para as crianças, guardar medicamentos trancados e fora do alcance de menores e jamais utilizar medicamentos sem orientação médica.

Em casos de suspeita de intoxicação, a recomendação é procurar imediatamente um serviço de urgência, levando a embalagem ou o nome do produto ingerido.

O Paraná conta ainda com quatro Centros de Informações e Assistência Toxicológica (CIATox), que funcionam 24 horas por dia: Curitiba (0800 410 148), Londrina (43 3371-2244), Maringá (44 3011-9127) e Cascavel (45 3321-5261).

Funções

  • Orientação em caso de intoxicações com (medicamentos, pesticidas, produtos de higiene e limpeza em geral, cosméticos) e acidentes com animais peçonhentos para a população em geral;
  • Auxílio aos profissionais de saúde através de telemedicina nos caso de intoxicações exógenas e acidentes com animais peçonhentos;
  • Em caso de dúvidas ligue 08000 410148, atendimento 24h.
  • Captar informações epidemiológicas confiáveis e integrar-se aos programas governamentais;
  • Confirmar uma intoxicação, aplicando os princípios básicos e protocolos de tratamento;
  • Realizar busca ativa de casos;
  • Divulgar alertas epidemiológicos;
  • Acompanhamento ativo dos casos notificados e atendidos;
  • Atuar na área da prevenção;
  • Produção científica;
  • Formação e capacitação de pessoal;
  1. Acidente por Animais Peçonhentos
  2. Intoxicações por Medicamentos e Agrotóxicos
  3. Envenenamento Infantil
  4. Casa Segura
Rudson de Souza

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

3 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

4 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

5 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

6 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

8 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais