Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quinta-feira (19), o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como forma de preservar investimentos públicos. A proposta vem sendo articulada pelo Ministério da Fazenda e enfrenta resistência no Congresso Nacional.
Durante participação no podcast Mano a Mano, apresentado por Mano Brown e Semayat Oliveira, Lula afirmou que as mudanças visam compensar limites fiscais. “O IOF do Haddad não tem nada demais”, disse o presidente, referindo-se ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “É só um pouquinho para a gente fazer compensação, porque toda vez que ultrapassamos o arcabouço fiscal, temos que cortar no Orçamento.”
O presidente também criticou distorções no sistema tributário. Segundo ele, é preciso garantir justiça fiscal. “Quem ganha mais, deve pagar mais impostos. Quem ganha menos, paga menos. Os vulneráveis não devem pagar”, argumentou.
As falas de Lula ocorrem em meio à tramitação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 314/2025, que tenta suspender os efeitos do decreto governamental publicado no dia 11 de junho. O texto altera regras do IOF e foi apresentado junto a uma medida provisória com ajustes no mesmo tributo.
Na última segunda-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou, por 346 votos a 97, a urgência para o projeto. Isso permite que o decreto seja votado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões. Parlamentares da oposição e até da base governista têm criticado a proposta.
As mudanças fazem parte do esforço do governo federal para manter a meta fiscal prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Em maio, a equipe econômica anunciou o contingenciamento de R$ 31,3 bilhões do Orçamento Geral da União. Na época, uma proposta para aumentar o IOF foi retirada após reações negativas do mercado e do Legislativo.
A intenção do governo, agora, é dividir os custos da responsabilidade fiscal com setores que hoje pagam menos impostos, como fintechs, casas de apostas e bancos digitais.
(OBemdito com informações Agência Brasil)
O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…
Oportunidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio; inscrições seguem abertas até 9…
Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…
Programação aberta ao público acontece nesta quinta-feira (8) e integra as comemorações pelos 114 anos…
Francisca Nakazono (PSD) recebeu 67 votos na disputa por uma vaga de deputada estadual pelo…
Levantamento nos resultados do TSE encontrou sete candidatos sem nenhum voto computado e outros dois…
Este site utiliza cookies
Saiba mais