Foto: Ilustrativa/AndreyPopov/Deposit Photos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de três marcas de pó para o preparo de bebida sabor café, após o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizar inspeções que identificaram diversas irregularidades nas fábricas responsáveis pelos produtos.
Com a decisão, fica proibida a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos produtos. A medida vale para todo o território nacional.
As inspeções do Mapa apontaram que, nos três casos, os produtos apresentavam os mesmos tipos de problemas. A principal irregularidade encontrada foi o uso de matéria-prima considerada imprópria para o consumo humano, contaminada com ocratoxina A — uma micotoxina tóxica produzida por fungos que pode causar danos à saúde.
Além disso, foi detectada a presença de impurezas e elementos estranhos nos produtos. Esses materiais foram incorretamente rotulados como “polpa de café” e “café torrado e moído”, mas, na prática, eram apenas cascas e resíduos de café — algo muito diferente do que o consumidor espera encontrar.
Outro ponto crítico foi a constatação de contaminação no produto final. Isso indica falhas em várias etapas da produção, incluindo a seleção das matérias-primas, o processo de fabricação e o controle de qualidade. Esses erros comprometem diretamente a segurança e a integridade dos alimentos.
Os rótulos das embalagens também chamaram atenção. Segundo a Anvisa, as imagens e informações impressas nas embalagens eram enganosas e podiam induzir o consumidor ao erro, fazendo com que muitos acreditassem estar comprando café puro, quando, na verdade, estavam adquirindo um produto com características e composição bem diferentes.
Com a proibição em vigor, as empresas responsáveis devem providenciar o recolhimento imediato dos lotes de “café fake” que estão no mercado. A Anvisa orienta que os consumidores não utilizem esses produtos em hipótese alguma.
A medida busca proteger a saúde pública e garantir que os alimentos disponíveis nas prateleiras estejam de acordo com os padrões sanitários e de qualidade exigidos pelas autoridades.
No dia 23 de março o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também divulgou uma atualização do alerta de risco aos consumidores sobre marcas e lotes de café torrado que foram considerados impróprios para o consumo. Leia na íntegra clicando aqui.
(OBemdito com informações Mapa)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais