Foto: Ilustrativa/Tonodiaz/Freepik
O Ministério da Educação (MEC) divulgará, às 18h (horário de Brasília) desta terça-feira (4), o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2025. Portanto, os inscritos poderão conferir a lista de selecionados por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Nesta edição, o Prouni oferece 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas de ensino superior em todo o país. Desse total, as universidades destinam 203.539 bolsas para cobertura integral das mensalidades, enquanto 134.905 garantem o pagamento parcial. Dessa forma, o programa busca ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda.
Os candidatos pré-selecionados no Prouni terão entre os dias 4 e 17 de fevereiro para apresentar a documentação exigida, conforme estabelece o Edital nº 2/2025. Além disso, o envio pode ocorrer presencialmente na instituição de ensino superior escolhida ou, se preferirem, por meio eletrônico.
As universidades e faculdades, por sua vez, devem disponibilizar um espaço específico em seus sites para o recebimento dos documentos. Caso não contem com essa ferramenta digital, precisam, então, designar funcionários para receber a documentação presencialmente nos locais onde os cursos funcionam, dentro do horário de atendimento da instituição.
Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Prouni concede bolsas de estudo, integrais e parciais, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas. Como o programa ocorre duas vezes ao ano, ele beneficia estudantes sem diploma de ensino superior de forma contínua.
Ao longo dessas duas décadas, o Prouni já atendeu mais de 3,4 milhões de estudantes entre 2005 e 2024. Nesse período, as mulheres representam 56% dos bolsistas, enquanto os negros correspondem a 55% do total.
Além disso, dados do Censo da Educação Superior de 2023 mostram que 58% dos beneficiários do programa concluíram a graduação. Em contrapartida, entre aqueles que não receberam a bolsa, a taxa de conclusão cai para 36%. No total, 1,46 milhão de bolsistas já finalizaram seus cursos. Portanto, esses números reforçam o impacto do programa no acesso e na permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade no ensino superior.
(Com informações Ministério da Educação)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais