Foto: Danilo Martins / Obemdito
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgou, nesta terça-feira (4), o novo boletim de casos de dengue no estado. A publicação é a primeira no novo formato de contagem, que passa a somar as confirmações da doença de 1º de janeiro a 31 de dezembro.
Antes, o boletim somava os casos confirmados, suspeitos e as mortes por dengue de julho de um ano até agosto do ano seguinte por conta do período sazonal da doença. Mas essa não é mais a realidade, segundo a Sesa. Desde 2020, o estado confirma os casos ao longo de todo o ano, sendo quase 90% deles no primeiro semestre.
Além disso, o Ministério da Saúde também utiliza o padrão agora adotado pela Sesa, o que facilita o alinhamento dos números junto ao governo federal.
“A dengue deixou de ser uma doença sazonal. Ela ocorre durante todo o ano, com picos de casos nos primeiros meses. Estamos trabalhando em várias frentes, e essa mudança trará mais clareza, permitindo o acompanhamento dos dados e servindo de alerta e cuidado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
O boletim divulgado mostra que, neste ano, o Paraná registrou 2.569 casos de dengue e confirmou uma morte: trata-se de um paciente de 91 anos, morador de Jaguapitã, que veio a óbito no dia 18 de janeiro.
O estado notificou 15.858 suspeitas de dengue. Destas, 6.004 foram descartadas e 7.245 estão em investigação.
Ao todo, 336 municípios do estado registraram notificações da doença, e 154 já confirmaram ao menos um caso.
A 12ª Regional de Saúde de Umuarama está entre as cinco regionais com mais casos de dengue confirmados até agora, com 171 casos. Quem lidera a lista é a 17ª Regional de Paranavaí, com 899 casos. Na sequência, vêm a 14ª Regional de Londrina (381), a 13ª Regional de Cianorte (275), a 12ª Regional de Umuarama (171) e, por fim, a 19ª Regional de Jacarezinho (139).
Somente o município de Umuarama confirmou 7 casos. Outros 68 estão em investigação.
Confira o novo boletim da dengue, com os casos por município, aqui.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais