Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Foto: Ricardo
Redação Publisher do OBemdito

Médico de Umuarama destaca os malefícios e recomendações a quem sofre de insônia

O Médico alerta sobre os malefícios da insônia, que pode afetar tanto a saúde física quanto mental

Foto: Ricardo
Médico de Umuarama destaca os malefícios e recomendações a quem sofre de insônia
Redação - OBemdito
Publicado em 9 de outubro de 2024 às 18h46 - Modificado em 9 de outubro de 2024 às 18h46
Gastro Umuarama

Dormir bem é uma necessidade fisiológica que é tão importante como beber água, alimentar-se e manter a atividade física, sendo em curto prazo a mais urgente delas. Assim, dormir mal traz diversas consequências à saúde do indivíduo, e uma das mais comuns alterações de sono é a insônia.

Dificuldades para iniciar e manter continuamente o sono até o horário desejado, geralmente entre sete e oito horas para adultos, é um problema que acontece ocasionalmente com a maioria das pessoas. Quando isso ocorre três ou mais vezes por semana e persiste por pelo menos três meses, é fato que o que está ocorrendo com o paciente é a insônia crônica. Esta condição leva o indivíduo à fadiga; déficit de memória e concentração; prejuízos no trabalho; aumenta a incidência de acidentes, entre outros males. A longo prazo causa doenças mais graves, como hipertensão arterial sistêmica, e aumenta a incidência de eventos cardiovasculares como infarto e AVC. 

Dentro da saúde mental, a insônia altera negativamente o humor e gera ansiedade, agressividade e impulsividade. Observa-se que a insônia tanto é causada como agravada por doenças psiquiátricas. Adultos, adolescentes e crianças com insônia têm o dobro de chances de desenvolverem ansiedade e quatro vezes mais incidência de depressão. 

Para tratar a insônia, recomenda-se sempre o que é conhecido como higiene do sono, que é um conjunto de hábitos que auxiliam na qualidade do sono: procurar manter uma rotina de horários para dormir e acordar; aproveitar a luz do dia e evitar iluminação excessiva a noite; evitar cochilos diurnos; não consumir café e outros estimulantes ao final do dia; ter um ambiente calmo, silencioso e fresco para dormir; entre outros. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é o tratamento considerado padrão-ouro para insônia e ajuda a individualizar estes hábitos. Ainda assim, alguns pacientes podem necessitar de medicações para poderem dormir. 

O Dr. Angelo Coltro trata desta e de diversas outras enfermidades. Formado pela Universidade do Sul de Santa Catarina, possui pós-graduação em psiquiatria pelo Hospital Albert Einstein e já ajudou diversos pacientes a terem mais qualidade de vida.

“Na minha prática trato sempre como prioridade que o paciente durma bem. Hoje temos à disposição diversos tratamentos não farmacológicos e medicações seguras para regularizar o sono. Mas infelizmente muitos pacientes chegam utilizando medicações que não são as mais indicadas para o seu caso, sofrendo efeitos colaterais, gastos excessivos e até dependência. Nosso papel é sempre apresentar a melhor orientação para sanar de vez o problema”, destaca o médico.

Agende o quanto antes o seu horário e durma melhor. O doutor Angelo Coltro realiza seus atendimentos no Centro Médico Exata, localizado na Rua Marabá, 3415, em Umuarama. Para agendamentos, clique aqui e marque seu horárioSiga o instagram do doutor para ficar por dentro de várias novidades.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.