Uma ‘crônica fotográfica’ para recordar dos grandes circos que passaram por Umuarama
Em quase 70 anos, centenas de companhias circenses deixaram marcas de alegria e emoção
Uma das maiores alegrias de minha infância foi ter visto os maiores circos internacionais se apresentando aqui. Entre eles o famoso circo italiano Orlando Orfei (na foto de 1969). Ele voltou outras vezes a Umuarama.
Era um tempo em que havia grandes espaços para a montagem das lonas gigantes em áreas mais centrais – uma delas onde hoje está situado o Centro Cívico – e o público lotava os espetáculos. Com o crescimento urbano, hoje ficaram limitados à periferia.
Teve circo que ficou até mais de um mês aqui, e se formavam filas enormes todas as noites e nas matinês para ver os palhaços, artistas e animais fantásticos. Alguns incluíam em sua programação cantores, principalmente da música caipira antiga e da música infantil para agradar as galerinhas.
E vale rememorar com destaque que os circos, antes de iniciarem sua temporada de espetáculos, promoviam belos e animadíssimos desfiles pela Avenida Paraná, pois era o melhor meio de propagandear a sua chegada bem como era um presentão exibir suas atrações para o público que ia lá festejar a chegada lotando as calçadas de ponta a ponta da mais extensa via central da cidade. Era um festão!
Para matar a saudade, fiz esta crônica para VER e recordar imagens de umas poucas companhias circenses que passaram pela Capital da Amizade. Neste caso as imagens dizem muito mais do que as palavras escritas… Nossos leitores vão rever lonas e tendas gigantes hiper coloridas onde aconteciam os memoráveis espetáculos que eles e suas famílias assistiram.
É impossível mostrar TODOS os circos que desfilaram pela nossa urbe, pois em quase 70 anos de vida da cidade foram centenaaas…
Mas estes que selecionei já bastam para despertar belas lembranças. Nem vou legendar as fotos, pois assim todo mundo vai poder contemplar por inteiro as estruturas e admirar todos os detalhes… (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)