Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Patrulha Escolar da Guarda Municipal realizou 113 atendimentos em setembro

Efetivo atua com foco na segurança de estudantes e profissionais da educação de Umuarama

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Patrulha Escolar da Guarda Municipal realizou 113 atendimentos em setembro
Redação - OBemdito
Publicado em 9 de outubro de 2024 às 17h48 - Modificado em 9 de outubro de 2024 às 17h48
Gastro Umuarama

A atuação da Patrulha Escolar da Guarda Municipal de Umuarama (GMU) tem como foco principal a segurança de alunos e profissionais da educação, atendendo a ocorrências diversas em todas as 44 unidades educacionais que formam a Rede Municipal de Ensino (são 23 escolas, 20 CMEIs e um EJA). De acordo com o relatório de trabalho referente ao mês de setembro, foram realizadas 113 atividades preventivas e de repressão.

O secretário da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), Valdecir Capelli, a Patrulha Escolar foi idealizada em abril de 2024 como um programa especial para ser desenvolvido pela GMU. “Os agentes são especialmente treinados para atuar na prevenção e na repressão a crimes e atos infracionais nos domínios das unidades de ensino”, afirma.

Em meio ano de existência, a Patrulha Escolar contabiliza 772 ações de proteção da comunidade escolar, como informa o diretor da GMU, Valdiney Roberto Rissato. “Os profissionais atuaram na segurança ostensiva de unidades escolares, encaminhando os transgressores para as devidas punições para crimes cometidos no contexto escolar e oferecendo apoio e proteção em situação que possam representar algum tipo de perigo para o cidadão – sejam alunos, pais, equipe pedagógica e demais trabalhadores da educação”, comenta.

Conforme o último levantamento, foram realizadas três atividades repressivas – autuações de trânsito em frente às escolas. “Já no quadro de ações preventivas, a Patrulha Escolar realizou 110 ações entre visitas, atividades de sentinela e operações de observação e patrulhamento dentro e fora das escolas, orientações a pais, alunos e diretores e acompanhamento oficial a evento escolar”, observa Rissato.

Uma das ações que têm repercussão positiva entre os alunos são as sessões de bate-papo com os alunos. “Tivemos 15 encontros, todos eles muito produtivos, interativos e tanto alunos quanto professores puderam esclarecer dúvidas, apresentar sugestões e, o que é melhor, abordamos temas que contribuem para a formação moral de crianças e adolescentes”, registra Rissato.

Patrulha Escolar – Relatório de Ocorrências

REPRESSIVASPREVENTIVASTOTAL
ABRIL06139145
MAIO11131142
JUNHO03105108
JULHO11118129
AGOSTO13122131
SETEMBRO03110113
TOTAL47725772

FONTE: SESTRAM/GMU – ABR/SET 2024

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.