Paraná

Fuzil de policial da Força Nacional que foi subtraído por indígenas em Terra Roxa é recuperado

A Polícia Federal (PF) confirmou que o fuzil subtraído da Força Nacional de Segurança Pública por indígenas foi recuperado na tarde desta sexta-feira (6). As informações são do site Sou Agro. A confirmação foi oficializada por meio de nota encaminhada à imprensa.

“Após negociações conduzidas pela Polícia Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Funai, o MPF/PR e Representante do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, a arma de fogo foi devolvida em meados da tarde de hoje. A Delegacia de Polícia Federal em Guaíra/PR encaminhou a arma de fogo pertencente à FNSP à perícia, colheu o depoimento dos policiais da FNSP e instaurará inquérito policial para apuração dos fatos em questão”.

Sobre o conflito, o texto da Polícia Federal relembrou o caso. “Na manhã desta data, policiais da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) que faziam o patrulhamento ostensivo em Fazenda localizada na área rural de Terra Roxa/PR, após evitarem confronto entre indígenas e funcionários da fazenda, foram atacados por indígenas os quais subtraíram uma arma de fogo”.

A invasão da Fazenda Brilhante ocorreu em 7 de julho e, desde então, já houve várias tentativas de retirar os indígenas do local, entre elas pedidos de reintegração de posse e negociações envolvendo a PF, a Funai, a Itaipu Binacional, o Tribunal de Justiça do Paraná e outros órgãos. Comerciantes e agricultores de Terra Roxa fizeram protestos e cobraram do governo que a situação seja resolvida. Inclusive uma comissão foi formada para intermediar o conflito, que até o momento segue sem solução. No mês de agosto uma decisão judicial interrompeu as reintegrações de posse.

A Polícia Militar do Paraná emitiu uma nota sobre a situação. Confira abaixo na íntegra:

“O Governo do Estado lamenta, novamente, a escalada de violência que vem acontecendo na região, devido as ocupações de indígenas a diversas áreas produtivas. Desde o início do conflito, a Secretaria de Estado da Segurança Pública reforçou o policiamento com equipes especializadas do Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Polícia Militar da Fronteira e patrulhamento aéreo.

Em reuniões com os ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, no final do mês de julho, o governador Ratinho Junior já havia reforçado a necessidade de buscar respostas rápidas às invasões indígenas nas cidades que fazem fronteira com o Paraguai.

Ao saber do ocorrido, o governador Carlos Massa Ratinho Junior acionou o secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, do Ministério Justiça e Segurança Pública, e reiterou a preocupação do Governo do Paraná com a situação. Por se tratar de povos indígenas, a responsabilidade da intermediação é do Ministério da Justiça, Funai e Polícia Federal.

O Governo do Estado reitera o compromisso com a segurança dos envolvidos e vai reforçar ainda mais o policiamento nessas áreas. Mas destaca que é necessária uma solução o quanto antes para o problema, visando à integridade da população”.

(OBemdito e Sou Agro)

Redação

Recent Posts

Conselho de sentença condena autor de homicídio em Umuarama a pena de 13 anos e 1 mês

O conselho de sentença de Umuarama condenou Leoncio Rodrigues Manço pelo homicídio de Ricardo Corrêa…

8 horas ago

Lula diz a Trump que justificativas para tarifaço contra o Brasil são infundadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta sexta-feira (21) para o presidente dos…

8 horas ago

Aposentado perde R$ 2,8 mil após transferências não reconhecidas em Douradina

Um aposentado de 74 anos relatou ter sido vítima de estelionato após identificar quatro transferências…

9 horas ago

Criminoso pula muro, invade comércio e furta bebidas em Brasilândia do Sul

Um comerciante de 61 anos teve o estabelecimento invadido durante a madrugada desta sexta-feira (21),…

9 horas ago

Hudson considera elucidado caso de primas desaparecidas em Cianorte; com vídeo

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) considera elucidado o caso do desaparecimento de Letycia Garcia…

9 horas ago

Jovem denuncia ex por invadir casa, fazer ameaças e causar ferimentos em Altônia

Um jovem de 24 anos denunciou a ex-companheira, de 22 anos, por invadir sua residência,…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais