Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Vigilância em Saúde do Trabalhador realiza palestra sobre EPIs para novos agentes

Capacitação realizada no Senac abordou temas como segurança no trabalho e uso correto dos EPIs

Foto: PMU
Foto: PMU
Vigilância em Saúde do Trabalhador realiza palestra sobre EPIs para novos agentes
Redação - OBemdito
Publicado em 26 de agosto de 2024 às 10h50 - Modificado em 26 de agosto de 2024 às 10h50
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Umuarama ganha novo reforço com a contratação de 34 novos Agentes de Controle e Combate a Endemias (ACE), que vão atuar diretamente no Serviço de Vigilância Ambiental. Os profissionais passaram por capacitação especial no auditório do Senac nesta sexta-feira (23) e já estão a campo, reforçando o trabalho principalmente de combate à dengue.

Além de receberem orientações para a execução das suas atribuições, os agentes tiveram a oportunidade de socializar com os profissionais que já estão na ativa – totalizando 72 agentes. Taila Biaca Crivelaro, coordenadora da Vigilância Ambiental, conta que na reunião técnica os ACE conheceram suas obrigações e responsabilidades principalmente com relação ao uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Indivudual).

“Em sua rotina de trabalho, eles devem ter uma abordagem respeitosa nas visitas às residências, aprenderam sobre a importância da função do agente no combate a endemias e o suporte que eles terão do município”, afirmou.

A capacitação foi realizada por Celma Azevedo Leite e a doutora Juliana Carvalho, do Visat (Vigilância em Saúde do Trabalhador).

“Os fiscais têm a função de realizar vistorias em estabelecimentos para inspecionar os ambientes de trabalho e verificar máquinas e equipamentos que podem ocasionar acidentes envolvendo trabalhadores, por isso foi muito importante a participação nesse seminário, uma oportunidade para profissionais da área se atualizarem sobre as melhores práticas e as novas normativas que regem a segurança laboral nesses ambientes”, detalhou Celma.

Já Drª Juliana disse que o treinamento teve momentos de interação e troca de experiências entre os participantes, permitindo a construção de uma rede de contatos valiosa para a melhoria contínua da segurança no trabalho.

“Os conhecimentos adquiridos serão fundamentais para a implementação de medidas efetivas de proteção e para a redução de riscos no ambiente de trabalho”, observou.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.