Vigilância em Saúde do Trabalhador realiza palestra sobre EPIs para novos agentes
Capacitação realizada no Senac abordou temas como segurança no trabalho e uso correto dos EPIs
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Umuarama ganha novo reforço com a contratação de 34 novos Agentes de Controle e Combate a Endemias (ACE), que vão atuar diretamente no Serviço de Vigilância Ambiental. Os profissionais passaram por capacitação especial no auditório do Senac nesta sexta-feira (23) e já estão a campo, reforçando o trabalho principalmente de combate à dengue.
Além de receberem orientações para a execução das suas atribuições, os agentes tiveram a oportunidade de socializar com os profissionais que já estão na ativa – totalizando 72 agentes. Taila Biaca Crivelaro, coordenadora da Vigilância Ambiental, conta que na reunião técnica os ACE conheceram suas obrigações e responsabilidades principalmente com relação ao uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Indivudual).
“Em sua rotina de trabalho, eles devem ter uma abordagem respeitosa nas visitas às residências, aprenderam sobre a importância da função do agente no combate a endemias e o suporte que eles terão do município”, afirmou.
A capacitação foi realizada por Celma Azevedo Leite e a doutora Juliana Carvalho, do Visat (Vigilância em Saúde do Trabalhador).
“Os fiscais têm a função de realizar vistorias em estabelecimentos para inspecionar os ambientes de trabalho e verificar máquinas e equipamentos que podem ocasionar acidentes envolvendo trabalhadores, por isso foi muito importante a participação nesse seminário, uma oportunidade para profissionais da área se atualizarem sobre as melhores práticas e as novas normativas que regem a segurança laboral nesses ambientes”, detalhou Celma.
Já Drª Juliana disse que o treinamento teve momentos de interação e troca de experiências entre os participantes, permitindo a construção de uma rede de contatos valiosa para a melhoria contínua da segurança no trabalho.
“Os conhecimentos adquiridos serão fundamentais para a implementação de medidas efetivas de proteção e para a redução de riscos no ambiente de trabalho”, observou.
(Com informações PMU)