Atentos às questões ambientais, alunos conhecem fabricação de sabão com óleo usado
Eles levaram óleo arrecadado à Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama
A Escola Municipal Jardim União, de Umuarama, lançou um projeto inovador que defende o consumo consciente e a transformação comunitária, com ações práticas. A ideia foi sensibilizar os alunos do 5º ano sobre questões ambientais.
Inspirado no programa Agrinho, que promove a educação ambiental e cidadania, o projeto focou no descarte correto do óleo de cozinha e nas consequências do descarte inadequado ao meio ambiente. No projeto, os estudantes realizaram atividades como pesquisas sobre os impactos ambientais do óleo e campanhas de arrecadação.
Uma etapa crucial foi a visita à Sanepar, onde os alunos aprenderam que um litro de óleo pode contaminar milhares de litros de água. Eles também tiveram a oportunidade de conversar com um especialista em sustentabilidade, Adeilson, que aprofundou o conhecimento dos alunos sobre práticas ambientais responsáveis e os impactos do descarte inadequado.
A professora Laís das Graças, responsável pelo projeto, destacou a importância da iniciativa para a formação educacional: “É uma oportunidade para que os alunos compreendam a relação entre suas ações e o meio ambiente. Ao aprenderem sobre o impacto do descarte do óleo, se tornarão agentes de mudança em suas comunidades”.
Os alunos levaram o óleo arrecadado à Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), onde discutiram sobre a fabricação do sabão com os responsáveis da instituição. A coordenadora educacional Elaine ressaltou:
“As visitas e a conversa com o especialista ajudaram os alunos a vivenciar na prática como o óleo reciclado pode ser transformado em um produto útil. Esse contato direto com a realidade reforça o aprendizado e a relevância das práticas sustentáveis”.
O projeto também tinha como objetivo que os alunos aplicassem esse conhecimento em casa, ajudando suas famílias a reduzir o uso de óleo e a garantir o descarte correto das sobras. A coordenadora pedagógica Letícia comentou:
“Queríamos que os alunos aprendam sobre sustentabilidade e que apliquem esses conceitos em sua rotina diária. A colaboração com as famílias é essencial para criar um impacto duradouro e promover mudanças positivas no comportamento da comunidade”.
O projeto ‘Consumo consciente e transformação comunitária’ exemplifica como a educação ambiental pode transformar práticas cotidianas e estimular uma cidadania ativa e responsável, mostrando que as mudanças contribuem para a melhoria do meio ambiente e da sociedade local.
(Assessoria PMU)